Volkswagen Virtus, uma ótima jogada da montadora alemã

A Volkswagen fez uma bela jogada ao preencher o espaço que existia entre os modelos Voyage e Jetta, alcançando um público que estava entregue a seus concorrentes. E ela o fez de modo espetacular, com a introdução do Virtus, um sedam médio muito estiloso e com preço bastante acessível a essa faixa de público.

Carros
2 anos atrás
Volkswagen Virtus, uma ótima jogada da montadora alemã

Preço competitivo

O Virtus conta com três versões: MSI, Confortline e Highline. A primeira está equipada com o motor 1.6 aspirado e pode ser manual ou automático, as outras duas contam com a mesma motorização, o 1.0 Turbo, e se diferenciam pelos itens de série. Eis os preços divulgados pela própria marca no momento da nossa consulta:

• MSI Manual – R$ 63.440
• MSI Automático – R$ 68.870
• Confortline – R$ 77.330
• Highline – R$ 82.870

Motorização

A primeira opção de motorização do modelo está composta pelo motor 1.6 aspirado de 120 cv que pode ser aliado ao câmbio manual ou automático de 6 velocidades.

A segunda opção é o novo motor 200TSI 1.0 Turbo de 128 cv de potência e torque máximo de 20,4 kgf.m, combinado apenas com a transmissão automática de 6 velocidades.

Alguém poderia se questionar se vale a pena pagar mais de 80 mil reais num veículo 1.0, e seria uma pergunta compreensível. Contudo, devemos notar que estamos falando de um motor Turbo, cujo funcionamento é muito diferente dos tradicionais aspirados. Prova disso é que mesmo sendo 1.0 tem mais potência (8 cv a mais) que o motor 1.6 da versão de entrada. Além disso, é muito mais econômico em seu consumo, uma vez que trabalha com rotações menores comparativamente para oferecer a mesma eficiência.

Design refinado e esportivo

O projeto do Virtus foi todo pensado para oferecer uma excelente aerodinâmica, mas isso não impediu a equipe que o criou de desenhar um estilo refinado e ao mesmo tempo esportivo.

Suas curvas e a fluidez dos vincos dão ao sedam um visual atraente e moderno. É a beleza da forma sem deixar de servir a função, a união da estética às necessidades físicas da performance.

Por dentro ele não é menos impressionante. Sua central multimídia conta com uma tela touchscreen de 8 polegadas com sensor de aproximação e respostas muito rápidas. Também traz um computador de bordo 100% digital de 10,25 polegadas, compondo um painel sofisticado e moderno.

Conectividade completa

Outro diferencial do modelo é a grande conectividade que ele oferece, permitindo espelhar aparelhos smartphones na tela de sua central, incluindo o uso de aplicativos com WhatsApp, Waze e outros. Tudo isso através da tecnologia Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.

Além disso, o painel de instrumentos digital permite o uso do sistema de navegação, deixando a tela da central multimídia desimpedida para outras funções e ainda proporcionando uma melhor visualização por parte do motorista, que poderá observar as indicações do mapa sem desviar o olhar para o lado.

Amplo espaço interno

Um dos grandes diferenciais do Virtus é o seu amplo espeço interno, que chega a ser maior que o do próprio Jetta. Se a intenção é acomodar com qualidade as pessoas no banco de trás, o Virtus será um ótimo anfitrião. Isso não impediu o modelo de possuir um porta-malas de 521 litros, o que pode aumentar com o rebatimento do encosto do banco traseiro.

Ar condicionado diferenciado

O sistema de ar condicionado do Virtus também é diferenciado. Embora não seja dual zone, ele conta com saídas exclusivas para os assentos traseiros, proporcionando mais conforto a seus ocupantes.

Sistema de som excelente

Para um carro que não é considerado um modelo de luxo, o Virtus traz um sistema de som excelente, o BeatsAudio com 300wts de potência, equipado com 4 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer.

Um bom sistema de segurança

O modelo conta com um bom sistema de segurança, com itens como Frenagem Automática Pós-colisão que freia o carro em caso de acidente para evitar novos impactos, Controle Eletrônico de Estabilidade que ajuda o motorista a manter o controle sobre o veículo mesmo em situações extremas, e um ótimo conjunto de airbags com um total de 4 bolsas (2 frontais e 2 laterias).

Mas este é um item opcional, cujo valor é de R$ 2.125 e só está disponível para a versão topo de linha.

Pacote Tech High

Além de todos os excelentes itens de série, o Virtus conta com ótimos opcionais, e um deles é o pacote Tech High, pelo módico preço de R$ 4.230 e que está composto de vários itens interessantes:

• Active Info Display
• Antena Diversity
• Comando de voz
• Câmera traseira
• Detector de fadiga
• Espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico)
• Fárois com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED
• Indicador de pressão dos pneus
• Park Pilot (sensor de estacionamento dianteiros)
• Post Collision Brake
• Sensor de chuva
• Sensor crepuscular
• Sistema de navegação
• Sistema infotainment “Discover Media” com touchscreen de 8 polegadas, Bluetooth, sensor de aproximação, navegação e App-Connect

Lista detalhada dos itens de série

A lista dos itens de série da versão Highline impressiona bastante, e traz os principais elementos de tecnologia e segurança que o modelo oferece. Confira abaixo:

• Aerowischer (palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico)
• Airbags (2 dianteiros com desativação do passageiro e 2 laterais)
• Alto-falantes (4) e tweeters (2)
• Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
• Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e de pólen
• Banco do passageiro dianteiro rebatível
• Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
• Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga
• Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central)
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
• Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB
• Easy drive (direção elétrica)
• Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função Tilt Down
• Faróis de neblina com luz de conversão estática
• Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX / Top Tether
• Grade do radiador em preto brilhante com inserto cromado
• Hill Hold Control (HHC) – assistente para partida em aclive/subida
• I-System (computador de bordo)
• Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor)
• Limpador do para-brisa com temporizador
• Luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina
• Luz de leitura (1 dianteira e 2 traseiras)
• Manopla da alavanca de transmissão em couro
• Manopla da alavanca do freio de mão em couro
• Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
• Piloto automático
• Porta-luvas iluminado e refrigerado
• Rodas de liga leve aro 16 Design Nick
• Sensor de estacionamento traseiro
• Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect
• Sit & Adjust (banco do motorista com ajuste milimétrico de altura)
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch”
• Volante multifuncional com “Paddles Shifts”

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?