Volkswagen Up!: compacto no tamanho, imenso na tecnologia

O Volkswagen Up! é um modelo muito compacto, mas cheio de novas ideias e repleto de tecnologia. Sem dúvida uma ótima opção para quem não quer gastar muito, mas faz questão de ter um carro completo, confortável, seguro e muito versátil. Ele é feito de novas ideias.

Carros
1 ano atrás
Volkswagen Up!: compacto no tamanho, imenso na tecnologia

Preço

O Up! tem como uma de suas atrações o preço praticado pela marca. Embora seu tamanho seja muito compacto, a tecnologia empregada nele justifica bem o valor, que à primeira vista parece exagerado, entre R$ 52.860 a R$ 62.830, aproximadamente.

Veja as versões e seus preços estimados logo abaixo:

• Move Up! Manual – R$ 52.860
• Move Up! Automatizado – R$ 55.680
• Move Up! TSI – R$ 58.800
• Cross Up! – R$ 62.430
• Pepper Up! – R$ 62.830

Motorização

O modelo conta com duas possibilidades de motorização. A primeira delas traz o motor 1.0 MPI que é capaz de gerar 82 cv de potência quando abastecido com etanol e 75 cv quando abastecido com gasolina.

Como segunda opção o modelo oferece o motor 1.0 TSI (turbocompressor) que proporciona até 105 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina, e apesar de ser mais potente é mais econômico graças ao sistema de alimentação que aproveita melhor o combustível.

Transmissão Automatizada

Uma das grandes atrações que o Up! gerou logo que foi lançado era o sistema de transmissão chamado Automatizada I-MOTION que tem função Tiptronic. Ou seja, as trocas de marcha são feitas de modo automático pelo sistema. Não se trata do câmbio CVT, aqui as trocas acontecem fisicamente mas sem a necessidade do motorista intervir.

Essa transmissão só está disponível na versão Move Up! em união com o motor 1.0 MPI. Isso sim é uma pena, pois nas versões mais caras de motor TSI seria muito interessante contar com essa opção.

Para as demais versões a transmissão é manual de 5 velocidades.

Sistema de Som

Apesar de não contar com uma grande tela e nem de esta ser touchscreen, o sistema de multimídia do modelo é bem completa e traz opções muito interessantes. A tela tem apenas 5 polegadas, mas conta com o sistema “Composition Phone” que permite uma especial conexão com o seu aparelho smartphone.

Com esse sistema, e a prévia instalação do aplicativo “maps + more” no celular, é possível gerenciar diversas funcionalidades do veículo pelo dispositivo móvel, como por exemplo as estações de rádio, quilometragem e até a temperatura do líquido de arrefecimento. A conexão acontece via Bluetooth.

Sensores de chuva e crepuscular

Outros dois itens muito requisitados pelos consumidores são: Sensor de Chuva e Sensor Crepuscular. O primeiro é responsável por acionar os limpadores do para-brisas quando começa a chover e o segundo por ligar os faróis de forma automática em ambientes escuros.

Esses sistemas podem ou não ficarem ativados, depende apenas do motorista colocar o botão que controla essas funções no modo “Auto”. Na alavanca que aciona o limpador de para-brisas ainda é possível escolher a intensidade em que o sensor vai começar a funcionar.

Retrovisores com função Tilt-Down

Quase tudo nesse carro é automatizado. Além do que já vimos acima, é possível também programar o espelho retrovisor direito para abaixar e mostrar a guia quando o motorista engata a marcha ré.

A regulagem dos espelhos é elétrica. Para fazer a programação o condutor deve engatar a marcha ré, colocar o botão de regulagem dos espelhos na letra R e em seguida posicionar o espelho na melhor posição para enxergar os obstáculos. Sempre que a ré for engatada o espelho direito vai para a posição pré-definida, e ao desengatá-la o espelho volta para a posição normal de condução.

Park Pilot

O Park Pilot nada mais é do que um nome chique para os sensores traseiros de estacionamento. Mas como a maior parte dos modelos desse segmento não oferece o item de fábrica, a Volks faz questão de ressaltar sua existência. O diferencial do Up! é que o sensor mostra a distância no display do rádio.

Volante multifuncional

O volante multifuncional é outro requisito quase obrigatório para alguns consumidores, sem o qual o carro não está completo. De certa forma, eles têm razão. Ter os botões ao alcance da mão permite que a atenção na pista não seja interrompida para utilizar as funções do veículo.

Pelos botões do volante no Up! é possível acessar as informações do painel de instrumentos, cujo computador de bordo é bastante completo, e também do sistema multimídia.

Painel de instrumentos completo

Como dissemos acima, o painel de instrumentos do Up! é bastante completo. Ele está composto por três indicadores analógicos, os quais apresentam respectivamente o velocímetro, o conta-giros e o indicador do combustível.

Além disso, conta um computador de bordo digital, o qual apresenta as informações: consumo médio de combustível, velocidade média, velocidade instantânea, quilometragem, distância percorrida, informações de rádio e do celular, além de indicar exatamente qual porta se encontra aberta.

Freios e airbags

Embora não sejam nenhum luxo – mais ainda, são itens exigidos por lei – ressaltamos que o Up! conta com freios ABS (evitam o travamento das rodas na frenagem) com EBD (distribui de forma eletrônica e automática a força empregada nos freios) e airbags para o motorista e o passageiro da frente.

Luz de conversão estática

Aqui sim o modelo oferece uma novidade que normalmente só vemos em modelos mais caros: a luz de conversão estática. Assim que o motorista aciona a seta numa velocidade inferior a 40 km/h o sistema entende que o veículo iniciará uma curva, e por isso acende a luz do farol de neblina para aumentar a luminosidade daquele lado e inclusive alertar algum pedestre que esteja próximo.

Assentos One Shape

Os assentos dianteiros do Up! possuem uma característica exclusiva do modelo: eles são construídos numa única peça, incluindo o encosto da cabeça, como os bancos dos modelos superesportivos. O visual do veículo fica mais moderno, cheio de estilo e ainda garantem a segurança dos ocupantes.

Manual online

Aqui acreditamos que a Volkswagen realmente inovou e entendeu que a atual geração está muito mais ligada nos canais do Youtube do que propensa a ler livros, especialmente o manual de um veículo.

Por isso, a marca criou o Manual online, que nada mais é do que vídeos explicativos do funcionamento de cada item do carro. Esses vídeos são de curta duração, bastante informais e muito claros. “Tudo sobre o Up! de um jeito simples e inovador, pra você acessar de onde quiser”.

Lista dos itens de série

A lista dos itens de série do modelo, em sua versão mais completa, impressiona bastante, trazendo itens que costumamos ver apenas em modelos bem mais caros. Confira:

• Acabamento interno escurecido (teto e colunas)
• Aerowischer: palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
• Airbags (motorista e passageiro)
• Alavanca de transmissão em couro
• Alavanca do freio de mão em couro
• Alerta de Frenagem de Emergência (ESS)
• Alerta visual e sonoro de não utilização dos cintos de segurança dianteiros
• Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
• Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
• Chave tipo canivete com controle remoto
• Cintos de segurança traseiros de 3 pontos com retorno automático
• Coluna de direção com ajuste de altura
• Colunas centrais externas com aplique preto brilhante
• Computador de bordo
• Controle de tração (M-ABS)
• Desembaçador do vidro traseiro
• Easy Drive: direção elétrica
• Encosto do banco traseiro rebatível
• Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função Tilt-Down
• Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas Side Blinker
• Faróis com máscara escurecida
• Faróis de neblina com luz de conversão estática
• Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX / Top tether
• Freios com Sistema Antitravamento (ABS) e com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD)
• Iluminação ambiente no painel
• Iluminação no porta-malas
• Lavador e limpador traseiro
• Luzes indicadoras de direção com função Comfort Blinker

• Painel com aplique 3D
• Park Pilot: sensores de estacionamento traseiro
• Regulador eletrônico de velocidade
• Rodas de liga leve aro 15 com pneus de baixa resistência à rolagem 185/60 R15
• S.A.V.E. – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço
• Sensor de chuva para acionamento automático dos limpadores do para-brisa
• Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters
• Sistema de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 e entradas USB / AUX-IN / iPod
• Sit & Adjust – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
• Soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio
• Suporte para celular
• Tampa do porta-malas com abertura elétrica Push Button
• Travamento elétrico das portas com controle remoto
• Vidros dianteiros elétricos
• Volante multifuncional em couro

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?