Volkswagen Gol ainda é uma boa jogada

O Volkswagen Gol é um dos modelos de maior sucesso e longa carreira nas ruas brasileiras. Com certeza um dos modelos que mais faz parte da história automobilística brasileira, ao lado da Kombi e do Fusca, embora muito mais recente e ainda na ativa. Durante muito tempo foi líder de vendas, perdendo sua posição para o Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20, reconquistando a vice-liderança no último mês de 2018.

Carros
2 anos atrás
Volkswagen Gol ainda é uma boa jogada

Preço

Os preços do Gol 2019 sofreram reajuste para ficarem mais competitivos em relação aos grandes rivais: Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20. Mas cuidado, com os opcionais esses preços podem subir um pouco.

Os valores abaixo foram colhidos no site da própria montadora quando da produção desse texto:

• Gol 1.0 – R$ 46.320
• Gol 1.6 MT – R$ 52.760
• Gol 1.6 AT – R$ 57.260

Motorização

Com a adaptação de motor, recebendo do Up p 1.0 de três cilindros, o Gol ficou melhor. A dirigibilidade é tão boa quanto sempre e o modelo ficou mais econômico em consumo de combustível.

O motor é 1.0 de 3 cilindros, Flex, com 82 cv de potência e torque máximo de 10,4 kgf.m entre 3.000 e 3.800 rpm. O consumo é de 13,1 km/h na cidade e 17,2 km/l na estrada, frente a 11,4 e 15,5 km/l do motor anterior. Aqui a transmissão é manuel de 5 velocidades.

Mas ele ainda conta com o motor 1.6 MSI que pode alcançar 120 cv de potência em sua melhor configuração. Com essa configuração o modelo pode receber o câmbio manual de 5 velocidades ou o automático de 6 velocidades (trataremos dele a seguir).

Design robustecido

Uma das características da marca, e que prende ainda hoje grande parte de seu público fiel, é a robustez que sempre apresentou em todos seus modelos. Para reforçar essa ideia a VW reformulou a frente do Gol, deixando-a com “cara” ainda mais vigorosa.

O capô está mais elevado, os faróis cresceram, e o para-choque ganhou novas grades que dão a impressão de resistência. De forma semelhante, na traseira as mudanças marcam esse conceito de força, com um vinco pronunciado na tampa do porta-malas que dá continuidade nas lanternas e seguem pela lateral do carro.

A grande novidade de 2019: transmissão automática

O Gol chega em 2019 com um grande novidade: transmissão automática de verdade, não tem mais as caixas de câmbio automatizadas. Essa nova transmissão conta com 6 velocidades, entretanto ela só está disponível para o motor 1.6 MSI.

Mas não é só isso! O modelo conta também (opcional) com as Paddle Shift no volante para trocas de marcha manuais, e com um modo de condução esportivo representado pela letra “S” junto à alavanca de câmbio.

Onde não aconteceu mudança

No que respeita a segurança e tecnologia, não teve muito avanço desde 2008, um pecado da Volks. A comodidade a bordo deixa um pouco a desejar se comparado a um de seus principais rivais, o Hyundai HB20, que é bem mais confortável e moderno.

Além disso, certos itens que em outros modelos são de série no Gol só constam como opcionais, por exemplo uma central multimídia. O modelo traz apenas a fiação para instalação de mídia pelo comprador, a menos que este adquira um dos pacotes opcionais, o que encarece bastante o preço final do veículo.

Conectividade na central multimídia do Gol

Embora como elemento opcional, a central multimídia merece ser comentada. Traz os principais recursos de conectividade, permitindo o espelhamento de aparelhos smartphones e o uso de aplicativos como Waze e Spotfy através da tecnologia App-Connect. Sua tela é colorida e de alta resolução.

Volante multifuncional e esportivo

O volante é outro elemento que merece destaque. Agora o modelo oferece (também como opcional) o volante multifuncional, de modo que o condutor pode acionar os principais comandos do veículo sem tirar as mãos do volante, além de poder executar comandos apenas com a voz.

O seu formato também recebeu uma importante renovação, especialmente para os apaixonados pelo cunho esportivo: base achatada como nos carros de competição. Com isso a pegada no volante e o espeço para as pernas ficam mais confortáveis.

Painel de instrumentos digital

Entre o conta-giros e o velocímetro está um pequeno painel digital que concentra as principais informações do veículo, como: informações de rádio, status do telefone, consumo de combustível, quilômetros rodados, entre outras informações.

Lista dos itens de série

A lista dos itens de série do Volkswagen Gol não é muito extensa, mas atende bem o seu propósito:

• Alerta de Frenagem de Emergência (ESS)
• Airbags (passageiro e motorista)
• Alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista
• Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
• Banco do motorista com ajuste de altura
• Banco traseiro com encosto rebatível
• Banco traseiro para 3 passageiros com 3 apoios de cabeça
• Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador
• Coluna central externa com aplique preto
• Desembaçador do vidro traseiro
• Direção hidráulica
• Faróis simples com máscara escurecida
• Freios ABS com EBD
• Lavador e limpador do vidro traseiro
• Limpador do para-brisa com temporizador
• Luz de freio elevada (brake light)
• Preparação para sistema de som com fiação
• Revestimentos dos bancos em tecido
• Travamento elétrico das portas
• Vidros dianteiros elétricos

Lista de opcionais e pacotes

Já a lista de opcionais e seus respectivos pacotes é grande, mas também um pouco caros:

Pacote Urban completo (R$ 3.105)

• Alças de segurança no teto
• Chave tipo canivete com comando remoto
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
• Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro
• Faróis de neblina
• I-System com Eco-Comfort – computador de bordo
• Keyless – sistema de alarme com comando remoto
• Lanternas traseiras escurecidas
• Luzes de leitura dianteiras e traseiras (4 no total)
• Park Pilot – sensor de estacionamento traseiro
• Rodas de liga leve aro 15
• Tampa do porta-malas com abertura elétrica
• Travamento elétrico das portas
• Vidros elétricos

Pacote Interatividade “Composition Touch” (R$ 2.070)

• Alto-falantes (4) e tweeters (2)
• I-System com Eco-Comfort – computador de bordo
• Sistema de som touchscreen Composition Touch com App-connect
• Volante multifuncional revestido de couro com comandos do sistema de som, I-System e Paddles Shift

Pacote Interatividade “Media Plus” (R$ 1.035)

• Alto-falantes (4) e tweeters (2)
• Sistema infotainment Media Plus com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e AUX-IN

Interatividade Urban – Limited Edition (R$ 3.800)

• Alças de segurança no teto
• Alto-falantes (4) e tweeters (2)
• Chave tipo canivete com comando remoto
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
• Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro
• Faróis de neblina
• I-System com Eco-Comfort – computador de bordo
• Keyless – sistema de alarme com comando remoto
• Lanternas traseiras escurecidas
• Luzes de leitura dianteiras e traseiras (4 no total)
• Park Pilot – sensor de estacionamento traseiro
• Rodas de liga-leve aro 15 – Design “Gobi”
• Sistema de som touchscreen Composition Touch com App-connect
• Tampa do porta-malas com abertura elétrica
• Travamento elétrico das portas
• Vidros elétricos
• Volante multifuncional com comando do sistema de som e I-System

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?