Você já pode baixar, fazer o cadastro e ativar sua CNH digital

Agora você não precisa mais andar com o documento da CNH em sua carteira. Basta baixar, fazer um cadastro no site do Denatran e ativar o app da CNH digital em seu celular.

Novidades
10 meses atrás
Você já pode baixar, fazer o cadastro e ativar sua CNH digital
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O benefício por meio do aplicativo para IOS ou Android está disponível apenas para quem tem a CNH com QR Code. Do contrário, será preciso solicitar a CNH digital através de um certificado digital ou mesmo diretamente no Detran.

Baixar app CNH digital

Disponível para download grátis, o app funciona na maioria dos smartphones modernos, para quem usa Android, deve baixá-lo no Google Play, os usuários de iPhone devem fazer o download pela Apple Store, tudo bem rápido e sem complicações.

A CNH digital

Desde fevereiro de 2018, a CNH digital ficou disponível em todo território nacional. No entanto, a novidade teve uma acolhida bem abaixo da média devido à burocracia do processo para solicitar o documento digital.

A partir de dezembro 2018, o Ministério das Cidades aprovou – para aqueles que quem já possuem a CNH com o QR Code impresso – gerar gratuitamente a versão digital sem precisar ir pessoalmente ao posto físico do Detran ou sem obter o certificado digital.

Atualmente, mais de 26 milhões de brasileiros já contam com a CNH com QR Code. Medida que começou a ser aplicada a partir de maio de 2017. A tendência agora é que a opção da CNH digital seja adotada na sua totalidade.

De acordo com Alexandre Baldy, Ministro das Cidades, o objetivo da digitalização da CNH é ao longo do tempo tornar “desnecessária à impressão da CNH pelo papel”.

Etapas para emitir a CNH digital

O primeiro passo é fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e solicitar o código de ativação para a CNH digital. Existem três caminhos possíveis:

  • Com certificado digital
  • Sem certificado digital
  • Pelo celular

Com efeito, a maior dificuldade para divulgação da CNH digital estava na exigência de solicitar um certificado digital, que só pode ser fornecido por uma empresa certificadora e com valores em média a partir de R$ 160.

Quem não quisesse pagar pelo certificado digital tinha que se deslocar ao Detran da sua cidade para fazer uma validação dos seus dados.

O resultado foi que até o final de 2018 o número de brasileiros que optaram pelo documento digital não ultrapassava 600 mil, o que representa uma porcentagem muito pequena.

CNH digital pelo celular

Com a nova opção “Pelo Celular”, o uso do certificado digital ficou dispensado. Por outro lado, uma nova condição foi exigida: ter o código QR Code impresso na CNH.

Portanto, aqueles que têm a CNH emitida antes de maio 2017, ainda será necessário ir ao Detran para solicitar a segunda via da CNH – que inclui o pagamento de uma taxa – já com o QR Code integrado.

Uma vez obtido a CNH com o código de barras bidimensional já é possível solicitar a CNH digital por meio da opção “Pelo Celular”.

O código de ativação – emitido através da leitura do código QR Code – pode ser visualizado pela própria página do Denatran ou pelo e-mail que é enviado.

A próxima etapa será instalar o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) pelo Google Play ou Apple Store e preencher com o código de ativação.

Por meio da câmera de celular do aparelho será feito uma prova da vida, que consiste na identificação biométrica facial e que utiliza movimentos para impedir que o processo seja fraudado.

Em seguida, o usuário deverá cadastrar o número do celular, bem como registrar uma senha de quatro dígitos. Toda vez que quiser acessar a CNH digital será preciso digitar a senha, independente de estar com acesso à internet.

Para maior segurança e controle, todo o processo é acompanhado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

CRLV digital

A expectativa agora é que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) digital também seja liberado a nível nacional. Por enquanto, apenas uma lista restrita de Estados disponibiliza o documento digitalizado de veículos:

  • Mato Grosso do Sul
  • Goiás
  • Rondônia
  • Distrito Federal
  • Ceará
  • Sergipe

Benefícios da CNH digital

Além da praticidade de portar um documento digitalizado, a medida auxilia no caso da perda do documento. Se o seu celular, por exemplo, for roubado você poderá emitir rapidamente outra via digital ou mesmo utilizar a via física que estava guardada em casa.

A novidade digital também gera economia, tanto para o cidadão como para os órgãos públicos.

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?