Veja como validar o CRLV Digital pelo Denatran

A CNH Digital fez um enorme sucesso entre a população brasileira. O documento eletrônico tem validade em todo território nacional e pode ser apresentado no lugar da versão física. Mesmo que o usuário não tenha conexão com a internet, é possível utilizar o documento.

Novidades
2 semanas atrás
Veja como validar o CRLV Digital pelo Denatran

Por causa desse enorme sucesso, também foi disponibilizada a versão eletrônica do CRLV Digital. Se você quiser saber como ativar o seu, acompanhe o passo a passo que vamos fazer aqui neste artigo.

Um documento eletrônico

O CRLV Digital é um documento eletrônico, mais especificamente uma versão digital, do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. O documento de porte obrigatório agora ganhou uma versão que pode ser usada no seu celular, como aconteceu com a CNH Digital.

Essa versão digital do CRLV tem a mesma validade da versão em papel, e pode ser utilizada em todo o território nacional. Mas para que ele seja reconhecido pela autoridade policial, o usuário deve fazer sua validação.

Vantagens do CRLV Digital

São enormes as vantagens do CRLV Digital. Para começar, não risco de perder o documento, uma vez que ele é eletrônico e está no sistema do Detran. Mesmo que o usuário perca o celular, ao adquirir um novo poderá instalar o aplicativo e adicionar o documento outra vez sem precisar solicitar uma segunda via.

O mesmo se aplica aos cuidados do documento, não vai correr risco de molhar, amassar ou rasgar, como acontece com a versão física. Além disso, o usuário pode gerar um PDF do documento, imprimir e utilizar essa cópia, que poderá ser feita quantas vezes quiser, dispensando maiores cuidados como acontece com a versão original do documento físico.

Quais os dados e informações do CRLV

O CRLV conta com uma série de informações e dados a respeito do veículo, sendo eles:

  • Número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores);
  • Nome do dono do veículo;
  • Endereço;
  • CNPJ ou CPF;
  • Chassi e placa;
  • Tipo do veículo e de combustível;
  • Modelo/marca;
  • Ano do modelo e de fabricação;
  • Cor predominante;
  • Categoria;
  • Nome do antigo dono;
  • Data de transferência;
  • Nome da cidade

A versão digital do documento apresenta as mesmas informações que a versão física.

Como baixar o App do CRLV Digital

Se você quiser ter o CRLV Digital no seu celular, vai precisar instalar um aplicativo para isso. Caso você já tenha a CNH Digital está tudo resolvido, pois o aplicativo é o mesmo para os dois documentos. Neste caso, você só vai precisar validar o seu CRLV.

Mas se você ainda não tem esse aplicativo instalado, pode baixar na loja virtual respectiva do seu aparelho. O app está disponível tanto para Android quanto para iOS, e as funcionalidades são muito semelhantes nos dois sistemas.

Uma notícia boa é que, ao contrário da CNH Digital que não pode estar em mais de um dispositivo ao mesmo tempo, o CRLV Digital pode ser compartilhado entre várias pessoas. Isso porque é comum que mais de uma pessoa dirija um mesmo veículo e precisa estar em posse do documento.

Validar o CRLV Digital pelo Denatran

Uma das formas de validar a versão digital do CRLV é pelo Denatran. O primeiro passo para isso é estar em dia com todos débitos do veículo: licenciamento, multas, DPVAT e IPVA. Do contrário, o usuário/proprietário não conseguirá validar o documento.

Mas vamos fazer um passo a passo para você entender melhor. Primeiro, será preciso instalar o aplicativo – tem que ser do desenvolvedor SERPRO que é o único aceito pela autoridade policial e de trânsito – e fazer o login.

Quando o aplicativo perguntar qual o documento digital você deseja, escolha a opção “CRLV Digital”. Insira o Renavam do veículo e o código de segurança presente na versão física do CRLV.

Depois, entre no Portal de Serviços do Denatran e faça o seu cadastro, caso não o tenha ainda. Quando acessar o portal com seu login e senha, procure na barra lateral à esquerda a opção “validação” e escolha a opção “CRLV”.

Insira todas as informações solicitadas (CPF ou CNPJ, placa do veículo, Renavam e código de segurança, e clique em “Prosseguir”. Pronto, seu CRLV Digital já está validado e você pode usar o documento no seu celular.

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?