Veja como economizar no pagamento do seu IPVA 2019

Passadas as festividades de final de ano, chegou o momento de pagar as contas, e entre elas está uma das mais temidas: o IPVA. O de 2019 já está disponível para consulta e pagamento, e recomendamos que seja dada prioridade a ele para poder economizar um pouco de dinheiro. Veja como a seguir.

Carros
1 ano atrás
Veja como economizar no pagamento do seu IPVA 2019

Calcular Valor do IPVA de 2019

Ainda está em tempo, é possível fazer uma economia no pagamento do seu IPVA 2019. Pagando ainda em janeiro em parcela única o cidadão terá um desconto de 3% sobre o valor total do imposto. Não é muito, mas é nosso dinheiro.

Como fazer a consulta e o pagamento?

A consulta e pagamento do IPVA 2019 pode ser feita de várias maneiras. Uma delas é através do site da Secretaria da Fazenda (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/) onde é possível gerar e baixar o boleto para pagamento em toda rede bancária. Para isso é preciso apenas o número do RENAVAN e a placa do veículo.

Outra forma é através do internet banking (caso seu banco seja credenciado para isso), e também só é preciso o número do RENAVAN e a placa do veículo. Esse sistema é o mais prático.

Calendário do IPVA 2019

O IPVA pode ser parcelado em até três vezes, mas essas parcelas têm data de vencimento fixa para todos de acordo com o final da placa de cada veículo. Veja abaixo o calendário completo:

Calendario-IPVA-2019
Calendario-IPVA-2019

Como fazer o cálculo do valor do IPVA?

Muita gente se pergunta como fazer o cálculo do valor do IPVA do sei veículo. Isso é bem simples: cada Estado determina uma porcentagem sobre o valor do veículo, por exemplo em São Paulo são 4% sobre o valor venal no caso de veículos de passeio ou picapes de cabine dupla. Se o veículo for elétrico ou a gás, ou ainda híbrido, a taxa baixa pra 3%. No caso de motocicletas, ônibus, quadriciclos e similares a taxa desce para 2%. Por fim, os caminhões são tributados em 1,5%.

Mas como dissemos antes, isso varia de um Estado para o outro. E antes que você pergunte se é um bom negócio comprar veículos em Estados onde o IPVA é mais barato para pagar mais barato no seu imposto, isso é ilegal e existe um prazo para fazer a mudança de localidade do veículo. Caso o infrator seja pego poderá pagar a taxa de ambos Estados além de outras penalidades.

E se não pagar o IPVA dentro do prazo?

Não pagar o IPVA dentro do prazo gera multa diária de 0,33% e ela vai se acumulando até atingir o limite máximo permito por lei de 20%, o que acontece passados 60 dias do vencimento. Então, tome cuidado para não esquecer de pagar na data certa.

O que acontece se o IPVA não for pago?

O pagamento do IPVA é indispensável para manter o veículo em legalidade. Não é possível obter o Licenciamento do carro, e consequentemente o documento, sem o pagamento do IPVA. Também não é possível quitar outras dívidas, como multas, sem a quitação completa de todo IPVA atrasado.

Caso o veículo seja parado pela autoridade policial, poderá ser apreendido e levado para o pátio. Cada dia no pátio também tem um custo que o motorista deverá pagar para poder reaver seu veículo, sem falar na multa pela infração ao CTB. Somando tudo, o prejuízo será grande.

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?