Veja como economizar no pagamento do seu IPVA 2019
Passadas as festividades de final de ano, chegou o momento de pagar as contas, e entre elas está uma das mais temidas: o IPVA. O de 2019 já está disponível para consulta e pagamento, e recomendamos que seja dada prioridade a ele para poder economizar um pouco de dinheiro. Veja como a seguir.

Calcular Valor do IPVA de 2019
Ainda está em tempo, é possível fazer uma economia no pagamento do seu IPVA 2019. Pagando ainda em janeiro em parcela única o cidadão terá um desconto de 3% sobre o valor total do imposto. Não é muito, mas é nosso dinheiro.
Como fazer a consulta e o pagamento?
A consulta e pagamento do IPVA 2019 pode ser feita de várias maneiras. Uma delas é através do site da Secretaria da Fazenda (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/) onde é possível gerar e baixar o boleto para pagamento em toda rede bancária. Para isso é preciso apenas o número do RENAVAN e a placa do veículo.
Outra forma é através do internet banking (caso seu banco seja credenciado para isso), e também só é preciso o número do RENAVAN e a placa do veículo. Esse sistema é o mais prático.
Calendário do IPVA 2019
O IPVA pode ser parcelado em até três vezes, mas essas parcelas têm data de vencimento fixa para todos de acordo com o final da placa de cada veículo. Veja abaixo o calendário completo:
Como fazer o cálculo do valor do IPVA?
Muita gente se pergunta como fazer o cálculo do valor do IPVA do sei veículo. Isso é bem simples: cada Estado determina uma porcentagem sobre o valor do veículo, por exemplo em São Paulo são 4% sobre o valor venal no caso de veículos de passeio ou picapes de cabine dupla. Se o veículo for elétrico ou a gás, ou ainda híbrido, a taxa baixa pra 3%. No caso de motocicletas, ônibus, quadriciclos e similares a taxa desce para 2%. Por fim, os caminhões são tributados em 1,5%.
Mas como dissemos antes, isso varia de um Estado para o outro. E antes que você pergunte se é um bom negócio comprar veículos em Estados onde o IPVA é mais barato para pagar mais barato no seu imposto, isso é ilegal e existe um prazo para fazer a mudança de localidade do veículo. Caso o infrator seja pego poderá pagar a taxa de ambos Estados além de outras penalidades.
E se não pagar o IPVA dentro do prazo?
Não pagar o IPVA dentro do prazo gera multa diária de 0,33% e ela vai se acumulando até atingir o limite máximo permito por lei de 20%, o que acontece passados 60 dias do vencimento. Então, tome cuidado para não esquecer de pagar na data certa.
O que acontece se o IPVA não for pago?
O pagamento do IPVA é indispensável para manter o veículo em legalidade. Não é possível obter o Licenciamento do carro, e consequentemente o documento, sem o pagamento do IPVA. Também não é possível quitar outras dívidas, como multas, sem a quitação completa de todo IPVA atrasado.
Caso o veículo seja parado pela autoridade policial, poderá ser apreendido e levado para o pátio. Cada dia no pátio também tem um custo que o motorista deverá pagar para poder reaver seu veículo, sem falar na multa pela infração ao CTB. Somando tudo, o prejuízo será grande.