TT RS Coupé completa 22 anos de sucesso
Embora as linhas A e Q da Audi sejam mais conhecidas, o modelo TT RS Coupé já tem 22 anos de história e continua atraindo os aficionados por ter uma versão compacta da empresa de luxo alemã.

Lançamento da nova geração do TT RS Coupé
O TT RS Coupé não é um modelo tão conhecido para os que não são aficionados pela Audi, mesmo assim já tem uma história de 22 anos.
A nova geração já entrou em fase de pré-venda no Brasil pelo valor de R$ 419.990 em oito opções de cores:
- Amarelo Vegas Sólido
- Azul Turbo Sólido
- Cinza Nardo Sólido
- Laranja Pulse Sólido
- Verde Kyalami Sólido
- Branco Geleira Metálico
- Preto Mito Metálico
- Vermelho Tango Metálico
- Cinza Daytona Perolizado
A origem do Audi TT
Em seu primeiro lançamento em 1994 o Audi TT ficou consagrado pelo público que sonhava ter um modelo da marca na garagem de casa.
A plataforma escolhida para o compacto TT foi a mesma do Audi A3, bem como o motor 1.8 turbo que foi potencializado para render 225 cv de potência.
A origem do nome tem relação com sucessivas conquistas alcançadas na competição de motocicletas da Bristish Isle of Man TT.
Ano de 1998
A partir de 1998 pequenas alterações no design marcaram o estilo simples e arredondado do modelo TT.
O destaque também ficou por conta da versão com transmissão automática de 6 velocidades Tiptronic e tração integral Quattro.
De 2000 a 2003
O reconhecimento do TT chegou no ano 2000 com a indicação da premiação de carro do ano nos EUA e a presença no Top 10 da magazine Car and Drive.
Em 2003, o Audi TT ganhou uma opção de transmissão DSG (dupla embreagem) de 6 velocidades.
Ano de 2005
Já em 2005 a edição limitada de 1000 unidades do TT Quattro Sport foi quase toda vendida somente na Europa.
O motor de 1.8 l foi turbinado para render 240 cv de potência, 32,6 kgfm de torque máximo e atingir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
A esportividade dominou tanto o design externo com a marcante pintura de dois tons como o interior com os bancos da Recaro.
Ano de 2006
Em 2006 foi lançado o novo design do TT baseado na plataforma Volkswagen PQ35 com dimensões ligeiramente maiores e combinação de aço e alumínio na estrutura.
Entre as novidades estavam os motores EA888 TSSI e o EA113 TFSI, a suspensão traseira Mult-link e nova tecnologia de suspensão Audi Magnetic Ride.
Disputas judiciais
Durante os anos 2007 e 2008 o Audi TT ficou marcado por dois processos de ação coletiva abertos nos EUA.
O primeiro apontou que o sistema de cintos de sincronização tinha falhas e terminou com um acordo.
O segundo acusava que os clusters de instrumentos apresentava defeito e resultou também em um acordo com obrigação de reparação e extensão de garantia pela Audi.
De 2008 a 2009
A Audi se recuperou logo e em 2008 no Salão do Automóvel de Genebra o TT recebeu motor TDI 2.0 a diesel, bem como uma variante TTS com motor TFSI 2.0 de 268 cv de potência.
No festival de Genebra do ano seguinte chegou a vez da versão TT RS ser lançada com motor 2.5 l a gasolina com turbo compressor, 355 cv de potência e câmbio de trocas rápidas.
Ano de 2014
O novo TT Quattro Sport Concept chegou em 2014 por ocasião do Salão do Automóvel de Genebra.
O motor recebeu um upgrade para opção TFSI 2.0 l com 426 cv de potência, 45,76 kgfm de torque máximo e o novo câmbio DSG S tronic.
No mesmo ano chegou a terceira e atual geração do TT lançada em 2014 no Salão do Automóvel de Detroit.
Trata-se da versão baseada na plataforma modular MQB com opção de motores TDI de tração dianteira e TFSI de tração Quattro. A nova versão RS consegue atingir até 400 cv de potência.
Atualmente, o TT RS Coupé tem visual mais agressivo e limpo com opção de faróis Led Matrix e o modelo está equipado com as principais tecnologias de ponta da Audi.