Saiba tudo sobre o novo Volkswagen Nivus

O Volkswagen Nivus é um SUV de uma nova categoria de cupê compacto, baseado na plataforma do Polo. Desenvolvido 100% no Brasil, o modelo está prestes a chegar ao mercado nacional.

Carros
2 meses atrás
Saiba tudo sobre o novo Volkswagen Nivus

Nivus: o SUV estilo Polo

Imagine um SUV baseado no Polo? Foi o que Volkswagen fez com o lançamento do Nivus previsto ainda para o final do primeiro semestre deste ano.

O Nivus é um projeto inteiramente nacional produzido na fábrica de São Bernardo do Campo e que chegará também ao mercado europeu.

Assim como o Polo, o Nivus tem a plataforma MQB A0, um spoiler no alto da tampa e o mesmo motor do topo de linha do hatch compacto premium.

Preços

Os preços ainda não foram divulgados mas devem girar em torno de R$ 70 mil e R$ 90 mil com provavelmente três versões disponíveis: Sense, Comfortline e Highline.

O silêncio da Volkswagen é justificável pela estratégia de marketing da empresa que está fazendo pequenos anúncios com fotos e vídeos para gerar mais expectativa no mercado.

Design

A dianteira é parecida com a grade larga com divisória formato colmeia do T-Cross, mas se diferencia pelos desenhos do miolo do para-choque, dos faróis em Led e luzes de neblina pentagonais nas extremidades.

Na lateral o Nivus tem uma moldura preta que acompanha toda a silhueta e na traseira o conjunto de lanterna atravessa em uma faixa horizontal o porta-malas.

O modelo terá rodas aro 17 com desenho exclusivo, barras de teto e retrovisores em preto brilhante.

Novo logo da Volkswagen

A Volkswagen também aproveitará o Nivus para fazer o lançamento do novo logotipo da marca no Brasil e que já teve sua estreia na Europa com a oitava geração do Golf.

O logotipo ficou com desenho mais limpo no centro da grade dianteira e com efeito bidimensional no novo volante multifuncional.

Motorização

O Nivus está equipado com o motor turbo flex 1.0 200 TSI de três cilindros, com 128 cv de potência a 5.500 rpm, 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm no etanol e câmbio automático de seis marchas.

Já o motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm continuará exclusivo da versão topo de linha do T-Cross.

Dimensões

O Nivus inaugura uma nova categoria no mercado com as dimensões de um SUV cupê compacto com 4.266 mm de comprimento, 1.493 mm de altura e 2.566 m de distância entre eixos.

A largura ainda não foi divulgada e acredita-se que ficará entre 1,751 mm que tem o Polo e 1.769 mm que tem o T-Cross.

Mesmo tendo linhas esportivas o porta-malas se destaca pela capacidade de 417 litros que é superior até do T-Cross com 373 litros.

Piloto automático exclusivo

O Piloto automático adaptativo é outra novidade do Nivus e que deve chegar aos outros modelos da Volkswagen com as seguintes funções:

  • Detectar o trânsito à frente por sensor
  • Manter o veículo na velocidade e distância programada
  • Identificar um veículo à esquerda
  • Desativar o sistema com velocidade inferior a 20 km/h

Tecnologias interativas

A tendência é que os acessórios de tecnologias do Nivus sejam muito mais interativos e com menos botões.

A central multimídia VW Play inédita, por exemplo, é simples e completa, incluindo Wi-Fi a bordo, painel de aplicativos, carregamento de celular por indução e até compras online.

Principais equipamentos

Entre os poucos equipamentos do Nivus que já foram divulgados estão diversas tecnologias que colocam o modelo em outro patamar, entre as quais estão:

  • Alerta de colisão frontal
  • Assistente de estacionamento
  • Cockpit virtual
  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Frenagem autônoma emergencial
  • Start-stop

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?