Renault Oroch 2023, uma nova picape e um novo propósito

A Renault Oroch 2023 passou por uma imensa transformação, e chega renovada e com novo propósito no mercado automobilístico brasileiro. Até mesmo seu nome mudou, agora está definitivamente separada da Duster, e promete dar trabalho para a Fiat Toro, líder no segmento.

Carros
4 meses atrás
Renault Oroch 2023, uma nova picape e um novo propósito

Novo nome, nova picape

Há quem pense que a Renault mudou apenas o nome da sua picape de Duster Oroch para apenas Renault Oroch, mas as mudanças vão muito além disso. Reestilização e atualizações mecânicas foram feitas no modelo, que promete brigar diretamente com a Fiat Toro.

A Renault Oroch 2023 não mudou de geração, como aconteceu com a Duster 2020. Sua plataforma continua a mesma, bem como estamparia e estrutura. Mas recebeu alterações significativas. Além da briga com a Toro, a Renault quer se posicionar com mais força nesse segmento, especialmente com a chegada da Chevrolet Montana.

Renault Oroch 2023 (foto: divulgação)
Renault Oroch 2023 (foto: divulgação)

Quais são as mudanças?

As mudanças atingem tanto o interior quanto o exterior da Renault Oroch 2023. Mas a principal atualização está sob o capô. Agora o modelo conta com um novo motor 1.3 turbo como uma das opções, além de melhorias significativas no atual 1.6 aspirado que vai continuar disponível.

Essa reestilização do modelo – que a Renault não considera como uma nova geração – deu-lhe um novo para-choque dianteiro, novos apliques laterais e uma grade dianteira renovada também, com lanternas escurecidas mais modernas. As rodas também receberam um novo desenho, e continuam sendo de 16 polegadas.

Por dentro as mudanças são ainda maiores

Mas se você está achando que as mudanças exteriores não são tão grandes assim, por dentro a história é bem diferente. O interior da Renault Oroch 2023 é totalmente novo, tudo mesmo.

O modelo mistura elementos da Duster e da Captur, além de elementos próprios, como o dashboard. As saídas do ar-condicionado são uma herança da Duster, e o painel de instrumentos da Captur. Conta ainda com uma central multimídia com tela flutuante de 8 polegadas e uma tela centro no painel de instrumentos para indicar a velocidade.

Renault Oroch 2023 (foto: divulgação)
Renault Oroch 2023 (foto: divulgação)

O que ficou faltando?

Embora as mudanças tenham sido substanciais – e todas para melhor – algumas coisas ainda ficaram faltando. Uma delas é a partida do motor por botão, que não está disponível nem mesmo na versão Outsider, que é a topo de linha. Os problemas de ergonomia da antiga Oroch foram resolvidos, apesar de ainda permanecerem algumas deficiências, mas de resto o carro ficou bem consistente.

Motorização renovada

A motorização, como mencionamos no início, talvez seja o elemento que merece maior destaque. Na versão topo de linha a Renault Oroch 2023 contará com o motor TCe 1.3 turbo, de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático CVT (com simulação de 8 marchas).

Esse novo motor vem para substituir o antigo 2.0 com o câmbio automático de 4 marchas, que além de já estar fora de linha algum tempo, estava bastante ultrapassado. A Oroch 2023, segundo a Renault, faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.

Mas o motor aspirado 1.6 SCe continua disponível. Aliás, ele passou por uma atualização também e ficou ainda melhor, mais econômico do que antes, contando com até 120 cv de potência. Contudo, ao contrário da Duster, na Oroch 2023 ele não poderá receber o câmbio CVT, e terá que se contentar com o Manuel de 6 marchas. Ambos motores possuem sistema Start&Stop de série e o modo ECO de condução.

Segurança e tecnologia

Outra boa notícia da Oroch 2023 é que toda a parte de suspensão e direção receberam nova calibragem e ficaram mais ajustados ao veículo. Além disso, agora o modelo conta com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e sistema anti-capotamento.

Renault Oroch 2023 (foto: divulgação)
Renault Oroch 2023 (foto: divulgação)

Dimensões, capacidades e consumo

As dimensões da nova Oroch não mudaram muito em relação ao modelo antes da renovação. O ângulo de entrada é de 27,5º, saída de 22,4º e altura do solo de 212 mm, boas medidas para o seu segmento.

Sua capacidade de carga é de 650 kg nas versões Intense e Outsider, e 680 kg na versão PRO, ou 683 litros no compartimento da caçamba. O consumo não decepciona:

  • Motor 1.6 – 11,0 km/l na cidade (gasolina)
  • Motor 1.6 – 11,4 km/l na estrada (gasolina)
  • Motor 1.6 – 7,7 km/l na cidade (etanol)
  • Motor 1.6 – 7,9 km/l na estrada (etanol)
  • Motor 1.3 turbo – 10,5 km/l na cidade (gasolina)
  • Motor 1.3 turbo – 11,0 km/l na estrada (gasolina)
  • Motor 1.3 turbo – 7,4 km/l na cidade (etanol)
  • Motor 1.3 turbo – 7,8 km/l na estrada (etanol)

Preços, versões e principais itens de série

  • Renault Oroch PRO 1.6 MT6 2023 (R$ 105.800): ar-condicionado, direção eletrohidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, protetor de caçamba, alarme, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas;
  • Renault Oroch Intense 1.6 MT6 2023 (R$ 111.300): itens da versão anterior + rodas aro 16, sistema multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras no teto com capacidade de até 80 kg e parachoques na cor do carro.
  • Renault Oroch Outsider 1.3T CVT 2023 (R$ 137.100): itens da versão anterior + ar-condicionado automático digital, sensor de chuva e de luz, detalhes em preto brilhante, apliques nas laterais, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha, grade no vidro traseiro, bancos em revestimento premium, rodas aro 16 diamantadas.

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?