O melhor comparativo entre Corolla, Civic e Jetta
A disputa pelo topo dos sedãs tem contribuído para a evolução do segmento, que tem acompanhado os avanços tecnológicos e as tendências do mercado. Entre os modelos de destaque estão o Corolla, Civic e Jetta, cada um com seus diferenciais.

A evolução do segmento de sedãs
O segmento de sedãs médios conseguiu sobreviver no mercado nacional mesmo com o domínio dos SUVs, graças à evolução de acordo com novas tendências e as principais tecnologias.
Entre os modelos de destaque estão versões com motor híbrido, alta potência de motor turbo e amplo espaço de porta-malas.
Os sedãs da Corolla, Civic e Jetta estão entre os melhores do segmento, cada um com seus diferenciais.
Corolla Altis Hybrid Premium
O Corolla é um dos modelos mais completos e seguros entre os sedãs há décadas e atualmente se modernizou para se manter no topo do mercado durante muito mais tempo.
A versão Altis Hybrid Premium combina três motores, um a combustão 1.8 l e outros dois elétricos, além de incluir a transmissão automática Hybrid Transaxle CVT com botão seletor entre quatro modos: Normal, ECO, Power e EV.
Abastecido 100% com etanol o motor tem 101 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 14,5 kgfm a 3.600, enquanto o motor híbrido tem 72 cv de potência e torque de 16,6 kgfm.
As dimensões são de 4.630 mm de comprimento, 1.455 mm de altura, 1.780 de largura, 2.700 mm de distância entre eixos e 470 l de capacidade do porta-malas.
Por R$ 142.490 e com garantia de 8 anos você pode adquirir o primeiro híbrido flex do mundo com uma lista avançada de itens de série, tais como:
- Ar-condicionado automático digital dual zone frio e quente com filtro antipólen
- Assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual
- Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes
- Computador de bordo com visor multifunção e tela TFT de 7,0” digital e colorida
- Controle eletrônico de estabilidade veicular
- Indicador de direção econômica no painel de instrumentos
- Limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva
- Sete airbags
- Sistema multimídia Toyota Play com tela touchscreen de 8”
- Start Button/Push Start e Smart Entry
Civic Touring
Outro sedã famoso de uma fabricante japonesa é o Honda Civic versão Touring, disponível no mercado a partir de R$ 136.700 em seis opções de cores: Cinza Barium, Preto Cristal, Branco Estelar, Prata Platinum, Branco Tafetá e Azul Cósmico.
O Civic Touring está equipado com motor em alumínio 1.5 l Turbo 16V a gasolina, com potência de 173 cv a 5.500 rpm, 22,4 kgfm de torque a 1.700 e transmissão automática CVT com três modos de condução: Drive, Sport e Manual.
Em média, o consumo do tanque de combustível de 56 l pode chegar até 660 km na cidade, com 11,8 km/l, e 806 km na estrada, com 14,5 km/l.
O desempenho na pista é o mais impressionante com a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos e a velocidade máxima de 220 km/h.
O destaque da versão topo de linha da Honda fica por conta do enorme porta-malas com capacidade de 517 l, graças às dimensões de 4.641 mm de comprimento, 1.433 mm de altura, 1.799 de largura e 2.700 mm de distância entre eixos.
Já a lista de equipamentos como todo modelo de sedã avançado é repleta de tecnologias de ponta, entre as quais estão:
- Botão de partida
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Carregador por indução para smartphones no painel
- Central multimídia com tela touchscreen de 7”
- Controle de volume do som conforme a velocidade
- Destravamento das portas sem chave
- Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
- Painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas
- Partida do motor à distância pela chave
- Sistema de som, incluindo subwoofer, com 10 alto-falantes
Jetta GLI 350 TSI
A Volkswagen para acompanhar seus concorrentes lançou a sétima geração do Jetta com a versão inédita GLI 350 TSI por R$ 155.780.
Desenvolvido sob a plataforma MQB o modelo tem dimensões de 4.709 mm de comprimento, 1.799 mm de largura, 1.478 mm de altura, 2.680 m de distância entre eixos e 510 l de espaço no porta-malas.
O motor a gasolina 350 TSI é o mais potente do segmento com 230 cv de potência entre 4.700 e 6.200 rpm, torque de 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.600 rpm e transmissão automática DSG Tiptronic de dupla embreagem.
Ao mesmo tempo em que você vai poder voar nas pistas com a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, o consumo no modo Eco chega na cidade a 9,9 km/l e na estrada a 12,5 km/l.
A versão sedã esportiva da Volkswagen tem diversos detalhes exclusivos de design GLI, além de uma lista de equipamentos de série com diversos destaques:
- Banco do motorista com regulagem elétrica e função memória
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Direção elétrica progressiva
- Direção elétrica progressiva
- Freio de estacionamento eletrônico
- Iluminação ambiente ajustável em 10 tons
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Sistema de Infotainment Composition Media tela touchscreen de 8”
- Sistema Infotainment BEATS
- Sistema Start-stop