O desafio do novo hatch esportivo da Renault: o Sandero R.S.

Mesmo estando em alta o mercado de SUVs, a Renault apostou no hatch esportivo Sandero R.S. e lançou a geração 2020 com a reestilização do design e novos equipamentos de segurança.

Carros
2 meses atrás
O desafio do novo hatch esportivo da Renault: o Sandero R.S.

Novo Sandero R.S.

O novo hot hatch da Renault ganhou ligeiras alterações estéticas e funcionais para deixar o modelo mais esportivo, bem como novos equipamentos para maior segurança.

Trata-se do Sandero R.S. 2020 que desde o seu lançamento em 2015 não recebia nenhuma reestilização.

Embora os esportivos nacionais estejam sumindo do mercado, a Renault decidiu continuar investindo e contou com ajuda dos técnicos inclusive da França para este novo lançamento.

Versão única

O novo Renault Sandero R.S. está à venda em versão única por R$ 69.690 e com quatro cores disponíveis:

  • Preto Nacré
  • Vermelho Fogo
  • Prata Étoile
  • Branco Glacier

Exterior

Na fachada o visual – com exceção da lâmina na grade dianteira – permaneceu praticamente o mesmo com as luzes de rodagem diurna em LED localizadas na parte inferior do para-choque.

Já a lateral ganhou um novo design nas rodas de liga leve diamantadas 17 polegadas com pinças do freio em vermelho e com a bandeira francesa na faixa junto à porta do motorista.

A traseira chama mais atenção pelo novo design de lanternas em LED que se estendem até ao porta-malas que, por sua vez, tem abertura com o botão embutido no símbolo da Renault.

Outra novidade se destaca exatamente por ser discreta, pois se trata dos sensores de estacionamento na mesma cor da carroceria.

Interior

Por dentro, as inovações começam com quatro airbags, controle de estabilidade, teto preto, bancos com listras vermelhas, novo painel de porta do condutor com controle dos quatro vidros elétricos.

Todos os passageiros do assento traseiro têm para maior segurança com os cintos de três pontos e os encostos de cabeça.

Motorização

O motor do novo R.S. continua o 2.0 16 V com potência de 150 cv no etanol e 145 cv na gasolina a 5.750 rpm, torque máximo de 20,9 kgfm e 20,2 kgfm a 4.000 rpm respectivamente e câmbio esportivo manual de 6 marchas de relações curtas.

O resultado na pista deste motor agressivo é a aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos cravados, sendo que o motorista pode selecionar entre 3 níveis de condução e controle de tração:

  • Modo Standard
  • Modo Sport
  • Modo Sport+

Como a condução esportiva também exige uma frenagem eficaz, todas as rodas tem freio a disco com maior diâmetro e capaz de frear totalmente a partir de 100 km/h em 34,7 m.

Dimensões e peso

A estrutura do hatch esportivo recebeu mais 14 quilos de reforço e ficou com o total de 1.181 kg e dimensões de 4,07 m de comprimento, 1,49 m de altura, 1,73 m de largura e 2,59 m de distância entre eixos.

Nas pistas o consumo do novo R.S. no etanol para o urbano ficou de 6,9 km/l e no rodoviário 9,9 km/l, sendo que na gasolina a diferença fica 7,7 km/l e 11,1 km/h na mesma ordem.

Principais equipamentos de série

Se o valor de quase R$ 70 mil pode parecer exagerado para um Sandero, a Renault compensou o valor com a lista de equipamentos de série, entre os quais estão:

  • Abertura elétrica porta-malas
  • Ar-condicionado automático
  • Alarme
  • Chave canivete
  • Computador de Bordo (new Cluster)
  • Direção Eletro-Hidráulica
  • Isofix
  • Limitador de velocidade
  • Piloto automático
  • Retrovisor elétrico
  • Sensor de Estacionamento e câmera de ré
  • Vidros elétricos com one touch

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