Novo Fiat 500 elétrico já está em fase de teste no Brasil

Os veículos elétricos estão começando a ganhar espaço no mercado automobilístico brasileiro, e muitas montadoras vêm investindo muito nesta tecnologia, para não perder a janela de oportunidade que se abre.

Carros
3 meses atrás
Novo Fiat 500 elétrico já está em fase de teste no Brasil

Entre essas montadoras está a Fiat, do grupo FCA, que está prestes a lançar no Brasil o seu mais novo modelo elétrico, o famoso 500. Recentemente, o modelo foi apanhado em flagrante realizando testes de “tropicalização” em Belo Horizonte.

Fiat 500 elétrico chegando ao Brasil?

Em recente flagra o modelo Fiat 500 elétrico – atualmente vendido na Europa – foi registrado em Belo Horizonte, não muito distante de onde a montadora tem sua fábrica, realizando testes de tropicalização.

A unidade capturada na imagem é a versão de entrada, Action, do modelo. Na Itália é comercializada por € 20.330 (mais de R$ 130 mil, na conversão direta). A placa verde de homologação e a ausência quase completa de disfarce indicam que o novo elétrico estará disponível nas lojas em breve, provavelmente ainda este ano.

Na Itália o modelo é comercializado nas versões Action, Passion e Icon. A perspectiva de produção lá é de 80 mil unidades por ano. Serão oferecidas aos italianos duas opções de bateria. Resta saber a política que a empresa adotará aqui no Brasil.

Novo Fiat 500 elétrico
Novo Fiat 500 elétrico

Principais características do Fiat 500 elétrico

Entre as principais características do Fiat 500 elétrico temos a bateria de 42 kWh, capaz de proporcionar 320 km de autonomia para o veículo. A recarga “rápida” atinge 80% da bateria e acontece em 35 minutos.

Neste caso a tração é dianteira e o motor elétrico de 70kW (cerca de 95 cv de potência) trabalha com transmissão automática. Com essa configuração, é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 9s. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h.

Novo Fiat 500 elétrico - detalhe do motor
Novo Fiat 500 elétrico – detalhe do motor

Dimensões parcimoniosas

O modelo não é conhecido por ter dimensões avantajadas, esse não é seu propósito. Embora tenha crescido ligeiramente (6 cm de largura e 6 cm de comprimento), mede apenas 3,63 m de comprimento, 1,90 de largura, 1,52 m de altura e 2,32 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas, com isso, é de apenas 185 litros.

Tecnologia de ponta

Se o espaço deixa a desejar, a tecnologia embarcada, não. O modelo conta com ar-condicionado, suporte para smartphone (não tem central multimídia na versão de entrada), chave presencial, carregador de celular via wireless, comando elétrico para travas, vidros e retrovisores.

Além disso, conta ainda com luzes diurnas em LEDs, sistema de alerta de mudança de faixa e piloto automático adaptativo com frenagem de emergência. Apenas o visual continua retrô.

Nas versões mais caras – não sabemos ainda quais chegarão ao Brasil – o modelo oferece painel de instrumentos 100% digital e uma excelente central multimídia com espelhamento para smartphone.

Modos de condução

Também nas versões topo de linha o Fiat 500 conta com exclusivos modos de condução. Um desses modos é o chamado “Alcance”, equivalente ao que conhecemos como modo “Eco”, e que ativa a frenagem regenerativa de modo a otimizar a autonomia das baterias.

Novo Fiat 500 elétrico já está em fase de teste no Brasil
Novo Fiat 500 elétrico já está em fase de teste no Brasil

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?