Nova Picape Ford Mavericks acaba de ser lançada nos EUA e virá para o Brasil

A nova picape Ford Mavericks foi lançada oficialmente nos EUA e virá para o Brasil. O modelo será concorrente direto da Fiat Toro, mas com algumas vantagens importantes, como por exemplo o motor híbrido, novidade nesta categoria.

Carros
2 semanas atrás
Nova Picape Ford Mavericks acaba de ser lançada nos EUA e virá para o Brasil
https://velocidade.blog.br/wp-content/uploads/2021/06/Nova-Picape-Ford-Mavericks-acaba-de-ser-lançada-nos-EUA-e-virá-para-o-Brasil-Capa.jpg

Com tamanho e preço abaixo da Ford Ranger, o modelo pretende abranger uma outra gama de clientes, que precisa de um picape menor ou que não quer pagar um preço tão alto quanto o da sua irmã maior. Confira a seguir algumas das principais características e previsões de sua chegada ao mercado brasileiro.

Motorização diferenciada no segmento de picapes

Um dos grandes destaques da nova picape da Ford, a Mavericks, é a sua motorização diferenciada. O modelo contará com duas possibilidades de motorização, 2.5 híbrido e 2.0 turbo.

A motorização híbrida vem de série em todas as versões. Sua composição é de um motor a combustão que gera até 164 cv de potência e um torque máximo de 21,4 kgfm a 4.000 rpm, aliado ao motor elétrico de 128 cv e torque máximo de 23,9 kgfm. A combinação de ambos gera 193 cv de potência.

Ford Mavericks (foto: divulgação)
Ford Mavericks (foto: divulgação)

Essa motorização conta com uma transmissão eCVT com tração dianteira, utilizando suspensão McPherson na frente e eixo de torção na traseira. Segundo a fabricante, o consumo é de 17 km/l na cidade e uma autonomia de 805 km nessas condições.

Mas existe ainda uma outra opção para quem deseja um pouco mais de potência: o motor 2.0 EcoBoost turbo, de 253 cv de potência e um torque de 38,3 kgfm a 3.000 rpm. Neste caso, a transmissão é automática e de 8 velocidades. Com esta configuração, a Ford Mavericks pode receber uma tração integral e a suspensão traseira multilink.

Ford Mavericks (foto: divulgação)
Ford Mavericks (foto: divulgação)

Preço, versões e previsão de chegada

Tudo indica que assim como nos EUA, no Brasil a Ford Mavericks será oferecida em 3 versões: XL, XLT e Lariat. Quanto aos valores, ainda não tem como saber com precisão, mas nos EUA o seu preço parte de U$ 19.995, abaixo dos U$ 20.395 praticados no modelo EcoSport, o que pode ser um bom indicativo. A previsão de chegada no Brasil é só para 2022.

Esse lançamento faz parte da estratégia já anunciada há tempos pela montadora americana, de investir em Picapes, SUV’s e Crossovers, com a clara intenção de abandonar os segmentos mais “populares” e menos lucrativos.

A Ford é conhecida e reconhecida pelo seu sucesso com as picapes. Além da Ford Ranger tão conhecida no Brasil, a marca é dona do veículo mais vendido nos EUA há vários anos, a F-150. Aliás, a Mavericks tem uma forte inspiração nesse ícone do automobilismo americano.

Ford Mavericks (foto: divulgação)
Ford Mavericks (foto: divulgação)

“A proposta de produto da Maverick é como nenhuma outra por aí. É uma picape com grande apelo visual com quatro portas e espaço para cinco adultos, um motor híbrido de série e um rendimento na cidade que supera o Honda Civic”, disse Todd Eckert, gerente de marketing para picapes da Ford.

“A Maverick desafia os estereótipos do que uma picape pode ser. Acreditamos que será atraente para muitas pessoas que nunca consideraram comprar uma picape”, acrescenta ainda. O futuro poderá confirmar essa previsão, até lá cabe-nos aguardar.

Um design inspirado e agressivo

Não dá pra negar que o design da Mavericks foi realmente inspirado e com uma conotação agressiva. Com elementos que remetem ao modelo F-150 da marca, e alguns traços do mais recente SUV Bronco Sport, conta com uma carroceria monobloco que não tem divisão ao longo de seu corpo.

Com isso, a caçamba faz parte da carroceria, algo incomum nas outras picapes da marca e mesmo de outras fabricantes. Chama a atenção também os faróis e lanternas com uma “pegada” mais moderna, bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí.

Ford Mavericks (foto: divulgação)
Ford Mavericks (foto: divulgação)

Interior refinado e tecnológico

A Ford Mavericks já é um produto do futuro. Por isso, seu interior é mais refinado e tecnológico do que o da Ford Ranger, por exemplo, e conta com diversos itens de última geração, alguns dos quais pegou emprestado da Ford Bronco Sport.

O volante é o mesmo do Bronco Sport, apenas com o oval azul no lugar do cavalo. Os comandos do ar-condicionado e o console central também são os mesmos. O painel de instrumentos, embora não seja idêntico, tem o mesmo estilo, com contadores analógicos e uma tela digital no centro, mas com grafismos diferentes.

Ford Mavericks (foto: divulgação)
Ford Mavericks (foto: divulgação)

Dimensões e capacidades

Embora as dimensões do modelo sejam menores, o design agressivo confere a impressão de que o carro é maior. Mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 m. Em comparação com a Fiat Toro tem comprimento 13 cm menor e entre-eixos 8 cm menor também.

Quanto à capacidade, a Toro 1.3 turbo flex suporta um pouco mais carga, com 937 litros de volume e capacidade para 750 kg, enquanto que a Maverick 2.5 híbrida carrega 680 kg e 942 litros. Contudo, com a motorização 2.0 turbodiesel essa capacidade de carga é elevada para 1.000 kg, uma clara vantagem sobre a concorrente.

Ford Mavericks (foto: divulgação)
Ford Mavericks (foto: divulgação)

Lista de equipamentos de série

A versão básica XL já conta com central multimídia de 8 polegadas com os protocolos Android Auto e Apple CarPlay, faróis de LED, frenagem automática de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna, 7 airbags, vidros e travas elétricas nas quatro portas. Contudo, como é a mais barata, traz rodas de aço de 17”, ar-condicionado manual, bancos de tecido e painel com tela de 4,2 polegadas.

Já a versão XLT, conta com rodas de liga leve de 17”, controle de cruzeiro, espelhos laterais com ajuste elétrico, além dos itens da versão anterior. Por fim, a versão Lariat oferece mais conforto e conta com banco do motorista com ajuste elétrico, painel com tela de 6,5”, rodas de 18”, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, vidro traseiro elétrico, entre outros mimos.

Ford Mavericks (foto: divulgação)
Ford Mavericks (foto: divulgação)

Alguns opcionais focados no off-road ainda poderão ser agregados a essa lista, como o sensor de ponto cego, estepe de 17” com pneus all-terrain e assistente de permanência em faixa. Para o conforto, ainda podem ser adicionados o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes e subwoofer, vidros laterais aquecidos, central multimídia Sync 3 de 8”, iluminação em LED para a caçamba e carregador sem fio para smartphones.

Ford Mavericks (foto: divulgação)
Ford Mavericks (foto: divulgação)

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?