Nova geração do Citroën C3 chega ao Brasil

Por fim, a tão esperada chegada do Citroën C3 no Brasil está acontecendo. O modelo já tinha sido reformulado na Europa, mas sua chegada ao país estava se arrastando.

Carros
6 meses atrás
Nova geração do Citroën C3 chega ao Brasil

A boa novidade é que o modelo não vem sozinho, pelo menos não apenas na versão hatch, mas acompanhado das versões sedã e SUV.

Uma nova plataforma modular

O modelo será produzido na nova plataforma modular da fabricante, trazida para a América Latina em parceria com a Dongfeng, uma empresa chinesa que detém parte das ações da PSA. O primeiro modelo a estrear essa nova plataforma foi o Peugeot 208, na Argentina.

Agora é a vez da fábrica brasileira, localizada em Porto Real (RJ), que recebe as atualizações necessárias para começar a fabricar o novo Citroën C3. Na verdade, a fábrica já está produzindo os primeiros protótipos.

Um projeto simplificado

O novo Citroën C3 que será fabricado e comercializado aqui no Brasil, entretanto, não é o mesmo que se encontra nas ruas da Europa. Na verdade, trata-se de um projeto simplificado, voltado para “mercados emergentes”, utilizando uma plataforma muito mais simples (chamada de CMP), e que vem sendo desenvolvido pelo time de engenharia da PSA na Índia.

Um flagra registrado recentemente nas ruas indianas revela que o modelo será mais “altinho” do que aquele que circula nas ruas européias. Mais ou menos como acontece com o C4 Cactus, que também tem um perfil mais alto.

Nova geração do Citroën C3 chega ao Brasil-2
Nova geração do Citroën C3 chega ao Brasil-2

Como será sua motorização?

A resposta a essa pergunta ainda é um mistério, mas ao que tudo indica o novo Citroën C3 estará posicionado abaixo do Peugeot 208. Isso indica uma provável permanência do atual motor, o Pure Tech 1.2 aspirado de 3 cilindros com 90 cv de potência e 13 kgfm de torque. Se essa previsão estiver correta, o modelo deverá adotar também o câmbio manual de 5 marchas.

Mas é possível também – e até provável – que as versões topo de linha contem com o novo motor EC5 1.6 aspirado de 4 cilindros, capaz de render 118 cv de potência e um torque de 15,4 kgfm. Esse é o mesmo motor que equipa o Peugeot 208. Nesse caso, o câmbio será automático de 6 velocidades.

Existe ainda um rumor de que futuramente, assim como o Peugeot 208, receba também versões elétricas. Se for o caso, a potência deverá estar perto dos 134 cv e uma bateria de 50 kWh cuja autonomia seria de 330 km, aproximadamente.

Virá acompanhado

O novo Citroën C3 hatch não virá sozinho. Ainda em 2021 receberemos no Brasil um sedã, cujo nome ainda não foi divulgado, mas que será construído na mesma plataforma e com a mesma motorização, apenas com um entre-eixos maior. Seus concorrentes diretos serão o Onix Plus e o Virtus.

Também devemos ganhar um novo SUV – talvez esteja mais para um crossover – mas esse talvez só chegue em 2022. Teoricamente ele estará abaixo do C4 Cactus, ocupando o lugar do Aircross.

Design completamente renovado

Um dos fatores que mais chama a atenção é a renovação visual que o novo Citroën C3 recebeu. Agora o modelo não tem mais aquelas linhas arredondadas como na geração anterior, mas apresenta linhas mais retilíneas, com um visual mais moderno e estiloso.

As dimensões ainda não foram divulgadas, mas como o modelo provém da Índia, certamente terá menos de 4 mts de cumprimento, pois lá existe incentivo fiscal para veículos abaixo dessa medida. O estilo parece seguir a nova onda, apresentando um visual mais esportivo e agressivo.

Nova geração do Citroën C3 chega ao Brasil-2
Nova geração do Citroën C3 chega ao Brasil-2

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?