Lançamento da versão Audi SQ5 a diesel
A Audi para deixar mais premium a linha SQ5 lançou uma versão a diesel. O novo modelo está equipado com o motor 3.0 V6 e um sistema híbrido, ambos capazes de produzir 347 cv e 700 Nm.

Audi SQ5 TDI 2020
Mesmo com o cancelamento do Salão do Automóvel de Genebra devido à pandemia do coronavírus, a Audi não deixou de realizar o lançamento da versão a diesel do SUV SQ5 que inclui motor híbrido.
O novo SQ5 TDI chegará primeiro na Europa pelo valor de 67.750 euros, o equivalente a cerca de 446 mil reais.
Motorização
O SUV de luxo da Audi está equipado com o motor 3.0 V6 com turbocompressor combinado com um sistema elétrico de 48V para alimentar um motor elétrico de 7kw.
O compressor elétrico, por sua vez, que produz 1,4 bar de pressão consegue superar a deficiência do torque em giros de até 1.650 rpm.
Junto ao virabrequim está um motor de partida/alternador que compõe o sistema híbrido leve e que é comandado por correia (BAS).
A cada frenagem a bateria de íons de lítio localizada por debaixo do porta-malas pode armazenar até 12 kW de energia cinética.
Outra vantagem do BAS é a redução do consumo de combustível com o desligamento do motor durante o período de desaceleração.
O powertrain com 347 cv de potência e torque de 700 Nm é capaz impulsionar o SQ5 TDI para atingir 100 km/h em apenas 5,1 segundos e com velocidade máxima de 250 km/h.
Câmbio e tração
Assim como a versão padrão do SQ5, a TDI traz um conjunto de tração integral Quattro e de transmissão Tiptronic de oito marchas.
O resultado são trocas suaves e rápidas com um sistema de distribuição do torque de 40% para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro.
Para mais esportividade é possível incluir uma suspensão pneumática adaptável com amortecedores adaptáveis e o rebaixamento de 30 mm na altura original do Q5.
Exterior
No design o SQ5 TDI recebeu mudanças no visual externo com a inclusão de um difusor traseiro, uma grande de alumínio escovado e para-choques reprofiliados.
As rodas de série são de liga leve de 20 polegadas e inclui o opcional das rodas de 21 polegadas com freios de pinças vermelhas.
Interior
Por dentro a Audi manteve a lista de itens de luxo da sua linha premium, tais como bancos esportivos em Alcântara e couro, volante multifuncional em couro e o painel Audi Virtual Cockpit.
A novidade fica por parte dos novos elementos com acabamento em alumínio e como opcionais estão o avançado pacote de conectividade da Audi e o sistema de som Bang & Olufsen.
A capacidade do porta-malas é de 550 litros e com o rebatimento dos bancos traseiros o volume total chega a 1.550 litros.
Tecnologias de assistência
O SQ5 TDI também está repleto das principais tecnologias de assistência ao motorista para uma condução quase autônoma.
O assistente de eficiência preditiva auxilia o condutor com orientações para poupar o consumo de combustível.
Para condução no tráfego lento e para manter o controle na própria pista há o Audi active lane assist.
Como opcional o pacote de assistência turística emite alerta sobre o perigo de colisão com o veículo à frente.
Entre os equipamentos de segurança se destacam o Audi pre sense city, o assistente em curva, aviso de saída, parking assist, Head-up display e o auxiliar de tráfego cruzado traseiro.
Conectividade
A interação entre motorista e veículo é feita pelo controle MMI que reconhece comando de voz para operar diversas funções.
Já a conexão com a internet é feita pelo Audi Connect através do LTE que compartilha o sinal por hotspot Wi-Fi.
O Audi smartphone interface faz a conexão com seu smartphone espelhando o conteúdo na tela MMI através do Android Auto ou do Apple CarPlay.
A tela de informação do MMI navigation plus tem 8,3 polegadas e possui sensibilidade ao toque.