Fiat Toro é um ótimo utilitário que também serve como veículo de passeio

O Fiat Toro com certeza é um grande sucesso da montadora italiana, que soube unir a versatilidade própria aos veículos utilitários, com o design e conforto dos carros de passeio. Muito vistoso em qualquer lugar, com tecnologia e segurança de sobra. Mas será que o custo/benefício corresponde à realidade brasileira?

Carros
5 meses atrás
Fiat Toro é um ótimo utilitário que também serve como veículo de passeio

Preço desproporcionado?

O preço inicial sugerido pela versão de entrada do Fiat Toro é de R$ 90.990, mas em sua versão top de linha pode atingir quase 145 mil reais. Do nosso ponto de vista, o valor é desproporcionado com a realidade brasileira e com os concorrentes no mesmo segmento. Mas gosto não se discute…

Motorização versátil e forte

Deixando de lado a questão do valor, podemos dizer que a marca acertou nas possibilidades de motorização do modelo. A gama de possibilidade é tão grande que cada versão parece mais um modelo diferente com a mesma carroceria do que variações dentro de um mesmo modelo.

A versão de entrada já conta com um motor muito forte: 1.8L Flex, com 135 cv de potência e um torque máximo de 18,7 kgf.m a 3.750 rpm (gasolina). O câmbio é automático de 6 velocidades.

A segunda opção de motor é ainda mais impressionante: o novo 2.4 Tigershark MultiAir Flex, capaz de entregar 174 cv de potência e atingir um torque máximo de 23,4 kgf.m (gasolina). Aqui também o câmbio é automático, mas com 9 marchas.

Contudo, o motor mais potente é o 2.0L Diesel, de 170 cv de potência e torque de 35,7 kgf.m que são atingidos com apenas 1.750 rpm. Como no motor anterior, o câmbio é automático de 9 velocidades.

Boas dimensões e proporções

Quando se fala em veículo utilitário uma das primeiras questões é quanto às suas dimensões e proporções. O Fiat Toro não deixa a desejar nesse quesito. Conta com: comprimento 4.915 (mm); largura 1.844 (mm); altura do solo 206,5 (mm); entre-eixos 2.990 (mm); altura 1.746 (mm); tanque de combustível 60 litros, capacidade de carga 1 tonelada.

Versões e os respectivos itens de série

A versão de entrada é a Endurence, cuja lista dos itens de série já agrada bastante, o que não é nenhuma surpresa já que o seu preço é de aproximadamente R$ 90.900. Ela está equipada com o motor 1.8L e a transmissão automática de 6 velocidades. Os principais itens são:

• ASR (Controle de Tração)
• Abertura elétrica bocal de abastecimento
• Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
• Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
• Ar-condicionado
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Computador de bordo com as funções: distância, velocidade média e tempo de percurso
• Direção elétrica
• Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
• Direção elétrica com dois programas de condução (Dual drive – Tecla Sport)
• ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
• Follow me home
• Sistema Isofix
• Ganchos para amarração de carga na caçamba
• Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
• HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
• HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD
• Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
• Kit aerodinâmico
• Kit ferramenta
• Lanterna traseira a LED
• Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
• Luz de leitura
• My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
• Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
• Para-choque traseiro com soleira cromada
• Piloto automático com controlador de velocidade
• Quadro de instrumentos multifuncional com tela TFT personalizável de 3,5 polegadas com as funções: relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa
• Revestimento de caçamba
• Rodas de aço estampado 6.5 x 16 e pneus 215/65 R16
• Segunda luz de ré
• Sistema Start&Stop
• Suspensão traseira multilink
• Tampa traseira dupla com abertura elétrica
• Vidros climatizados verdes
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento (motorista)
• Volante EAS – Energy Absorbing System
• Volante com regulagem de altura e profundidade
• Válvula antirrefluxo de combustível
• Sensor de pressão dos pneus

A versão seguinte é Freedom, que tem seu valor em aproximados R$ 102.990, conta com a mesma motorização. Ela traz os mesmos itens de série da versão anterior e ainda tem sua lista acrescida nos seguintes itens:

• Ar condicionado digital Dual Zone
• Barras longitudinais no teto
• Brake light Capota marítima
• Comando do rádio atrás do volante
• Faróis de Neblina com sistema Cornering e moldura cromada
• Central multimídia Uconnect Touch Nav 5 polegadas com: navegação GPS, comandos de voz bluetooth, audio streaming, entrada aux, USB, MP3, Rádio AM FM
• 6 Alto Falantes

A versão imediatamente posterior é a chamada Volcano, e como o próprio nome sugere, está equipada com o motor 2.4L e a transmissão automática de 9 marchas, um vulcão de potência. Por isso seu preço inicial está bem acima do pedido pelas versões anteriores, aproximadamente R$ 115.690. Os principais itens de série desta versão, além daqueles que equipam as versões anteriores, seguem abaixo:

• Banco motorista com regulagem elétrica (memória de 8 posições)
• Console central bicolor
• Faróis com sistema DRL
• Grade frontal com frisos cromados
• Grade frontal superior com acabamento cromado
• Guarnições abaixo dos vidros cromadas
• Hodômetro digital (total e parcial)
• Iluminação interna com efeito night design
• Keyless entry’n’go
• Luzes ambiente em LED
• Maçanetas externas cromadas e retrovisores externos pintados
• Moldura central do painel de instrumentos exclusiva
• Para-choque traseiro com soleira cromada
• Partida remota
• Quadro de instrumentos com display multifuncional de 7 polegadas colorido com: relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa.
• Retrovisor interno eletrocrômico
• Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas e com funções: Tilt down /rebatimento / luz de conforto
• Rodas de liga leve 6.5 x 17 e pneus 225/60 R17
• Sensor crepuscular
• Sensor de chuva
• Soleira metálica
• Telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros
• Grade frontal preto brilhante

Existe uma versão cujo destaque e diferenças se encontram especialmente no seu visual, a chamada Blackjack, com acabamento e detalhes na cor preta, tanto por dentro quanto por fora. Seu preço não é muito diferente da versão anterior, aproximados R$ 117.490. Além da diferença visual conta com os seguintes itens de série a mais:

• Bancos parcialmente em couro e tecido exclusivo
• Central Multimídia com tela de LCD touchscreen de 6,2 polegadas, navegador GPS, TV digital, DVD Player, bluetotooth, USB, MP3 e Rádio AM/FM e câmera de ré integrada
• Faixa exclusiva no capô e tampa traseira
• Inscrição “Blackjack” na moldura do rádio/multimídia (serigrafia) e nos encostos dos bancos dianteiros (bordado)
• Kit aerodinâmico
• Logotipos Fiat escurecidos
• Quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas com: relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT personalizável

A próxima versão tem o mesmo nome de uma das anteriores que mencionamos, a Freedom – faltou originalidade – contudo ela conta com o motor 2.0L Diesel, aliada ao câmbio automático de 9 velocidades. O preço aproximado é de R$ 131.590.

Por fim, a versão top de linha, cujo nome se repete outra vez, a Volcano, também com o motor 2.0L Diesel, transmissão automática de 9 velocidades, mas com um acréscimo importante: traz tração integral inteligente. Por isso seu preço sobe para aproximadamente R$ 144.920.

Será que por esse preço não é possível encontrar um modelo maior e com as mesmas características, como por exemplo a WV Amarok, a Ford Ranger, a Nissan Frontier? Mais uma vez, gosto não se discute. Se o carro está no mercado é porque tem gente comprando.

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?