Fiat Cronos é um sedan de porte médio com bom custo benefício

O Fiat Cronos é, como estão dizendo, o sedan do Argo. De fato, ele veio para preencher o espaço que foi deixado pelo Línea, agora fora de linha, e para disputar com concorrentes sedans de porte médio como Volkswagen Virtus, Honda City e Chevrolet Cobalt, entre outros.

Carros
2 anos atrás
Fiat Cronos é um sedan de porte médio com bom custo benefício

Preço competitivo

O Cronos tem um preço bastante competitivo em relação aos concorrentes diretos, sedans médios, pois desde a versão de entrada já traz uma boa lista de itens de série, algo em torno de R$ 53.990, mas pode chegar até R$ 69.990 na versão top de linha, o que ainda fica abaixo de outros modelos do mesmo porte.

As cores disponíveis são: Preto Vulcano (sólida), Vermelho Alpine (sólida), Branco Banchisa (sólida), Prata Bari (metálico), Cinza Scandium (metálico), Preto Vesúvio (metálico), Branco Alaska (perolizado), Vermelho Marsala (perolizado).

Motorização flexível a todos os gostos

Assim como o Argos, o Cronos traz como uma das possibilidades de motorização o motor 1.3 Firefly Flex de 4 cilindros, capaz de gerar 101 cv de potência a 6.000 rpm e um torque máximo de 13,7 kgf.m a apenas 3.500 rpm (gasolina).

A outra opção, mais potente, é o motor 1.8 E.torQ Flex, que proporciona 135 cv de potência a 5.750 rpm e um torque máximo de 18,7 kgf.m a 3.750 rpm (gasolina).

Quanto à transmissão, também igual ao Argo, conta com três possibilidades. Uma delas é o câmbio manual, o qual pode ser aliado dos dois motores acima descritos.

Outra opção é o câmbio automatizado GSR de 5 marchas, exclusivo da marca, pelo qual a troca de marcha é feita por meio de botões ao invés da alavanca. Isso deixa a pilotagem mais confortável e as trocas de marcha mais suaves. O sistema ainda conta com o indicador de troca de marcha no computador de bordo, ajudando na economia de combustível.

Na versão top de linha, com o motor 1.8, tem a possibilidade de câmbio automático de 6 velocidades, para o qual a montadora promete uma resposta mais rápida e melhor performance. Isso sem falar na sensação de dirigir com muito mais comodidade.

Versões e itens de série

A versão de entrada é o Cronos 1.3 com câmbio manual. Ela traz como principais itens de série o seguinte: direção elétrica progressiva, ar-condicionado, computador de bordo com tela LCD de 3.5 polegadas, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete (com telecomando para abertura das chaves, vidros e porta-malas), vidros elétricos dianteiros (com um toque e antiesmagamento), rodas aro 15, sistema de monitoramento dos pneus, ISOFIX, rádio Connect, bluetooth, volante com ajuste de altura e comandos de rádio e telefone. O seu preço aproximado é de R$ 53.990.

A versão seguinte é o Cronos Drive 1.3 que também conta com câmbio manual, mas além dos itens de série da versão anterior ainda traz: central multimídia Uconnect com tela touchscreen de 7 polegadas compatível com com Adroid Auto e Apple Car Play, e sistema de reconhecimento de voz. O preço gira em torno dos R$ 55.900.

A versão intermediária tem o mesmo nome, Cronos Drive 1.3, mas conta com o câmbio automatizado GSR. Sua lista de itens de série cresce significativamente em relação às versões anteriores: apoia braço para motorista, vidros elétricos traseiros (um toque e antiesmagamento), controlador automático de velocidade, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, sistema start-stop, Paddle Shift. O preço é de aproximadamente R$ 60.990.

Depois temos as duas versões Precision, que trazem o motor 1.8, mas uma delas vem equipada com câmbio manual e a outra com câmbio automático de 6 velocidades. Além disso, sua lista de itens de série aumenta: rodas de liga leve aro 16, alarme, faróis de neblina, volante de couro com ajuste de profundidade, banco traseiro bi-partido 60/40, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico. Os preços são, respectivamente, R$ 62.990 e R$ 69.990, em média.

Lista completa do itens de série da versão top de linha

A lista dos itens de série da versão top de linha é a seguinte:

• 2ª porta USB para passageiros traseiro
• Alarme antifurto
• Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
• Ambient Lights
• Apoia braço para motorista (Incompatível com opcional Side Bags dianteiros)
• Apoia-pé para o motorista
• Ar-condicionado
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Banco traseiro bi-partido 60/40
• Banco traseiro rebatível
• Brake light
• Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Adroid Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz
• Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
• Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
• Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
• Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
• Câmbio automático sequencial de 6 marchas
• Câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante
• Desembaçador do vidro traseiro temporizado
• Direção elétrica progressiva
• Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
• ESC (Controle de Estabilidade)
• ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
• Encosto de cabeça traseiro central
• Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
• Estepe de uso emergencial
• Faróis de neblina
• Follow me home
• Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
• HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
• HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
• Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
• Iluminação do porta-malas
• LED Design
• Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
• Limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência
• Maçanetas e frisos das portas cromados
• Motor E.TorQ 1.8 16V de 139CV
• Piloto automático
• Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
• Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
• Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e setas integradas
• Rodas de liga leve 6.0 x 16″ + Pneus 195/55 R16
• Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
• Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
• Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
• TC (Controle de Tração)
• Tomada 12V
• Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento
• Volante com comandos de rádio e telefone
• Volante com regulagem de altura e profundidade
• Volante revestido em couro

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?