Descubra tudo que o Waze pode oferecer

Um dos aplicativos de maior sucesso atualmente é o Waze. Trata-se de um GPS para celular mais com inúmeros recursos e funcionalidades. Mesmo sendo bastante intuitivo, é difícil conhecer todas as possibilidades que o aplicativo oferece. Por isso resolvemos escrever essa matéria.

Carros
2 anos atrás
Descubra tudo que o Waze pode oferecer

Como baixar e instalar o Waze gratuitamente

O aplicativo Waze tem versão disponível para Android e iOS. Para baixá-lo o usuário deve abrir a loja virtual (que será Google Play para dispositivos Androi ou Apple Store para iPhones) e inserir no campo de busca “Waze” e em seguida clicar em baixar.

Uma vez instalado, o usuário precisará criar uma conta. Isso pode ser feito inserindo as informações que o aplicativo pedirá ou apenas vinculando à sua conta do Facebook. Tudo muito simples e rápido.

O que é o Waze

O Waze é um aplicativo com função GPS que exibe mapas com uma interface “leve” e “limpa”. Ele permite traçar rotas com facilidade e ainda traz diversos recursos importantes como: compartilhar rotas, saber informações de trânsito em tempo real, encontrar posto de combustível e saber o preço antes mesmo de chegar lá, e ainda funciona como uma rede social alternativa e direcionada ao trânsito, entre muitas outras coisas.

O aplicativo atualmente pertence à empresa Google e foi comprado por mais de 1 bilhão de dólares. Embora não tenha sido desenvolvido pela Google, hoje ele conta com todos os recursos da empresa, por isso está ficando cada vez mais aprimorado. Se bem que eles não precisassem dessa plataforma, foi um modo de eliminar a possível concorrência. Já pensou se a Apple ou o Facebook tivessem comprado o Waze?

Traçando rotas no Waze

Assim que o usuário cadastrar a conta – o que precisa ser feito apenas uma vez – o aplicativo habilitará a função de traçar rotas. No campo de busca localizado na parte superior da tela pode ser inserido um endereço ou o nome de um estabelecimento e pronto, o Waze o guiará até lá.

Adicionar paradas

Muitas vezes saímos para determinado destino e no meio do caminho lembramos que seria mais inteligente passar por certo local antes. Não é preciso começar uma nova rota, basta acessar a barra HEC (parte inferior da tela quando uma rota está ativa), e selecionar a opção “Adicionar parada”.

Em seguida insira o endereço do ponto intermediário (pode ser um posto de combustível, um restaurante, uma farmácia, ou mesmo a casa de um amigo, tanto faz) e confirme a parada. Nada mudará no destino final indicado no início da viagem.

Informações tempo real

Umas das principais vantagens de utilizar o Waze em detrimento dos antigos aparelhos GPS é que o aplicativo fornece informações do trânsito em tempo real, e ainda permite que o usuário acrescente informações para que outros motoristas também saibam o que está acontecendo naquele local.

Uma comunidade trabalhando em conjunto

Essa abertura a que os usuários coloquem informações é fundamental para o objetivo do Waze, que pretende ser uma comunidade ativa de trânsito, na qual todos participam para benefício de todos.

Por exemplo, informar que ocorreu um acidente em determinado lugar, ou que há um buraco na via, ou ainda que a passagem foi bloqueada por uma obra ou manutenção, tudo isso é importante para que o trânsito não fique mais complicado do que já é hoje.

Compartilhe com seus amigos a rota

Outra ferramenta importante, e inclusive como dispositivo de segurança, é a possibilidade de compartilhar – assim como numa rede social – a sua rota ou localização com parentes e amigos. Dessa forma, a pessoa com quem você compartilhou poderá saber o ponto onde você se encontra, tudo em tempo real, e se algo acontecer será muito mais fácil que alguém saiba rapidamente.

O procedimento é bem simples. Assim que colocar no campo de busca um endereço aparecerão algumas opções, entre elas a de “Enviar”. Clique nela e selecione os contatos com quem deseja compartilhar sua rota, depois confirme. Eles receberão um link por SMS com o qual poderão acompanhar seu deslocamento em tempo real.

Escolha a rota mais adequada

Junto à opção de “Enviar” mencionada acima temos a de escolher o melhor trajeto clicando em “Rotas”. Ela mostrará algumas opções indicando a distância, tempo estimado para chegada, existência de pedágio e outras informações relevantes.

Por default o aplicativo escolhe a rota mais rápida, mas ela nem sempre é a mais curta ou a mais reta. Cada usuário poderá escolher a rota mais adequada e transitar mais tranquilo.

Encontre posto de combustível, restaurante, hospital e outros estabelecimentos

Uma das ferramentas que ficam em destaque próxima ao campo de busca é dos postos de combustível, representado pelo desenho de uma bomba de gasolina. Clicando nesse ícone o aplicativo apresentará os postos mais próximos da localização atual, sua bandeira e – impressionante – o preço do combustível atualizado.

Outros três ícones aparecem ao lado desse de posto de combustível, são os de “Estacionamento”, “Comida” e “Café”, que indicam os locais mais próximos para estacionar, tomar uma refeição ou apenas um cafezinho.

Além disso, o Waze tem cadastrados em sua base de dados centenas de milhares de locais que podem ser pesquisados pelo nome do estabelecimento. Por exemplo, ao colocar “Museu do Ipiranga” o aplicativo já preencherá o endereço do local.

Ao inserir expressões mais genéricas, como “hospital” ou “restaurante” o aplicativo também apresentará diversas sugestões que poderão ajudar o usuário a encontrar o melhor local para cada situação.

Deixar o Waze aberto já contribui para a comunidade

Algo que muita gente desconhece é que manter o aplicativo aberto enquanto se desloca no trânsito, mesmo que não o esteja utilizando para nenhuma rota, já é de grande serventia para toda comunidade do Waze.

Isso porque o aplicativo consegue saber quais as zonas da cidade estão com trânsito mais lento, apenas com a sua localização e velocidade de deslocamento. Assim, ele pode direcionar outros usuários por caminhos com menos tráfego e aliviar o trânsito em toda uma cidade.

Além disso, enquanto está aberto o aplicativo analisa as rotas que o usuário costuma fazer, e passa a aprender quais são os caminhos preferidos, ficando cada vez mais personalizado.

Inserir informações relevantes ajuda a comunidade de wazers

É muito bom também que o usuário insira informações acerca dos acontecimentos por onde passa. Por exemplo, informar um acidente ou a manutenção da via pode livrar centenas de pessoas de ficarem paradas desnecessariamente e ainda aliviar o trânsito.

O aplicativo tem uma ferramenta exclusiva para isso: um balão laranja do lado inferior direito. Ao clicar nele aparecerão várias opções:

• Trânsito (moderado, intenso, parado)
• Polícia (visível, invisível, outro lado)
• Acidente (leve, grave, outro lado)
• Perigo (em rota, acostamento, clima)
• Preços (combustível)
• Bate-papo
• Erro mapa (erro no próprio mapa, mudança pavimentar)
• Local (tire foto de uma fachada para indicar como é o local)
• SOS (Outros wazers, chamada de emergência, assistência Auto 24hs)
• Radar (velocidade, semafórico, falso)
• Interdição (marcação por meio de setas)

Pesquisa por voz

O Waze também tem um recurso de pesquisa através de voz. Um ícone em vermelho de microfone no canto do campo de busca ativa a ferramenta. Basta, portanto, clicar nela e dizer o que procura. Nem sempre dá o local exato que você deseja, mas isso em geral se deve mais a uma imprecisão do que dizemos do que a ferramenta em si. Com um pouco de prática e observação as buscas vão ficando cada vez melhores.

Salvando os locais preferidos

O aplicativo também oferece o recurso de salvar os locais preferidos, por exemplo “Casa” ou “Trabalho”, e ainda podem ser adicionados muitos outros em “Favoritos”. Dessa forma, o usuário não precisará digitar toda vez o endereço de certos lugares aos quais se dirige com frequência, o aplicativo apresentará esses locais salvos de modo que com um clique a rota estará traçada.

Percursos planejados

Uma ferramenta que vai salvar a pele de muita gente, a dos percursos planejados. O aplicativo permite planejar um percurso com local de partida e de destino, como hora para chegar e avisará qual o melhor horário para sair. Ele também pode acessar a agenda e o Facebook – caso o usuário lhe dê permissão – e sugerir o melhor momento para se dirigir ao compromisso.

Configurando o Waze

Como já ficou patente, o Waze é um aplicativo bastante “personalizável”, ou seja, cada usuário pode transformá-lo de diversas maneiras para que atenda às suas necessidades. Nas configurações existem várias opções de personalização, que alcançam a visualização, voz e som, detalhes do veículo, rodízio veicular, entre outros.

Na parte Geral é possível indicar o idioma que deseja para a apresentação do aplicativo. Também pode-se escolher em que unidade deseja que a velocidade seja apresentada (quilômetros ou milhas).

Em Exibição de mapa o usuário pode escolher o Modo (dia, noite ou automático) que deixa o fundo claro durante o dia e escuro durante a noite. Depois em Tipo pode indicar se prefere ver em 2D ou 3D, ou ainda em automático. É possível fixar o Norte, editar as cores de apresentação do mapa, escolher o ícone que representará o próprio veículo, entre outras funções.

Na parte de Voz e som pode-se escolher o idioma e o gênero das indicações, ou ainda gravar com a própria voz – leva um tempo – as indicações principais. Ainda nessa seção o usuário determina critérios para a pesquisa e comando de voz, volume, reação durante chamadas telefônicas.

Talvez o mais importante mesmo seja na seção Navegação. Ali é possível dizer se quer evitar pedágios nas rotas a serem traçadas, se quer evitar vias expressas ou não pavimentadas, evitar conversões difíceis e ainda indicar o final da placa para não esquecer o rodízio veicular.

O Waze funciona offline?

Sim, existe uma forma de utilizar o Waze mesmo sem internet, mas neste caso todos os recursos que apresentam informações em tempo real ficarão inativos. Para isso o usuário deve inserir a rota ainda conectado na rede wi-fi antes de sair do local de origem.

Porém, o aplicativo não poderá recalcular a rota caso o motorista erre o caminho. Por isso, não é recomendado utilizá-lo dessa forma em trajetos longos.

Entendendo os sinais e as cores

O Waze é um aplicativo que trabalha bastante com o aspecto visual, ou seja, ele passa muitas informações utilizando elementos visuais. Por isso é importante saber “ler” esses sinais.

A seta azul indica o local onde você se encontra naquele momento (esse ícone pode ser trocado nas configurações). A rua na cor azul indica a sua rota. Quando a rua, por baixo do azul, estiver com a cor vermelha significa que o trânsito está lento, e quanto mais intensa a cor mais lento está o trânsito.

Os “bonequinhos” perto de você são outros usuários do aplicativo e que estão on-line no momento. Os sinais de exclamação indicam acidente na sua rota, e para saber do qeu se trata basta tocar e as informações aparecerão na tela. Pode ser um acidente, um buraco na via, uma batida policial, muitas coisas.

Com isso, é possível perceber quando o trânsito está menos favorável e eventualmente escolher outra rota para chegar mais rápido ao seu destino.

Animando o perfil com o “humor” do motorista

Uma vez que se trata de uma rede social, sem bem que bastante específica, alguns recursos de “animação” ajudam os usuários a se entreterem com a plataforma. Esses recursos são chamados de “humores”.

Nada mais são do que ícones que demonstram a expressão de como está o humor do motorista. Mas não é tão simples escolher qualquer um dos emotions. O usuário precisa de pontos acumulados para desbloquear certas figurinhas, e esses pontos vão sendo adquiridos ao longo do tempo, com as ações praticadas pelo usuário no aplicativo.

Uma coisa leva à outra. As pessoas usam para terem mais pontos para conseguirem desbloquear as figurinhas. Consequentemente, o aplicativo fica cada vez mais atualizado com informações do trânsito. Uma forma engenhosa de engajar os usuários.

Compatibilidade com as principais multimídias do mercado

Uma das vantagens que o Waze leva sobre os concorrentes – se é que existem – é sua compatibilidade com as principais centrais multimídias do mercado automobilístico, através dos protocolos Apple CarPlay e Android Auto. As marcas de veículos fazem questão de anunciar que seu modelo permite apresentar o Waze na tela multimídia. Só isso já é um grande elogio ao aplicativo.

Recurso para motociclistas

Sempre buscando personalizar os recursos, o Waze agora conta com a possibilidade de adaptar as funcionalidades para motociclistas. Nas configurações o usuário indica que o veículo é uma moto e a partir de então o aplicativo apresentará uma nova forma de calcular o tempo estimado de chegada com base no veículo indicado.

Além disso, o Waze também indicará rotas que contemplam passagens estreitas, próprias apenas para motocicletas. Tudo será baseado nos usuários de moto conectados. Será possível utilizar o aplicativo por meio de comando de voz para que não seja preciso tirar as mãos do volante.

Waze e música

Antigamente o Waze não comportava a utilização simultânea de aplicativos de música com sua plataforma. Isso mudo, agora é possível utilizar o Spotify, por exemplo, ao mesmo tempo que utiliza o Waze. É possível controlar a música sem deixar a tela do mapa.

Waze Carpool: um jeito fácil de pegar carona a partir de R$ 4,00

Em meados de 2018 o Waze lançou um novo serviço: carona. O objetivo principal é tirar carros das ruas e aliviar o trânsito das cidades, juntando pessoas que fazem os mesmo percursos todos os dias.

Um motorista que deseje dar carona pode habilitar o recurso e escolher, por exemplo, apenas pessoas da mesma empresa ou critérios que lhe sejam mais convenientes. Ele também pode estipular um valor que varia de R$ 4,00 a R$ 25,00.

Para o fundador do Waze, Noam Bardin, uma reeducação no trânsito será indispensável para que as grandes cidades continuem funcionando num futuro não muito distante. A solução, segundo ele, não é construir mais ruas e estradas, mas tirar carros das ruas, e isso só será possível quando a população aprender a compartilhar carona de forma organizada e inteligente.

Esse recurso não é concorrente de empresas como a Uber, 99 Táxi ou Cabify, já que não permite aos motoristas agir profissionalmente, pois que só podem oferecer duas caronas por dia (em teoria, ida e volta do trabalho ou da faculdade).
Anunciar sua empresa no Waze

O Waze é sim um aplicativo gratuito para quem deseja navegar por ele. Mas ele tem uma modalidade paga, destinada a empresas que desejam anunciar suas marcas para os motoristas que estão passando por perto.

As vantagens são muitas. Quando alguém anuncia, por exemplo, na televisão, na internet ou outros meios de comunicação, não é possível saber quais serão seus potenciais clientes nas próximas horas. Com o Waze isso é diferente. O anunciante consegue saber em tempo real quem na região demonstrou interesse pelo seu anúncio e pode prever uma porcentagem que efetivamente irá até seu estabelecimento.

Outra vantagem é a maleabilidade. O anunciante pode criar de modo fácil e intuitivo seu anúncio e aplicar a quantia que convier. Além disso, não tem nenhuma espécie de plano fidelidade, ele pode congelar ou abandonar a campanha a qualquer momento sem nenhuma multa ou taxa. Tudo simples, descomplicado e digital.

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?