Clássicos em duelo: Gol GTi ou Opala SS
O Gol GTi e o Opala SS estão consagrados no cenário nacional dos esportivos cada um com seu estilo. Conheça agora as principais diferenças entre os dois modelos que marcaram época em períodos diferentes.

Dois modelos esportivos consagrados no Brasil
Com design automotivo distinto, o estilo europeu do Gol GTI é o rival clássico do estilo norte-americano do Opala SS.
Ambos modelos marcaram a geração brasileira, cada um a seu período e com características técnicas próprias.
Lançamento do Opala
Em 1968, surgiu o legendário Opala no mercado derivado do Opel Rekord e do Chevy Nova, com desenho estilo muscle car, linhas exageradas, motor de alta cilindrada e tração traseira.
Trata-se do primeiro modelo de categoria de sedan médio no Brasil, bem como o primeiro veículo de passeio da Chevrolet no país e que se tornou uma opção mais econômica do que o cobiçado Ford Galaxie.
O Opala tinha quatro portas, faixas decorativas no capô e estava equipado com motor de 6 cilindros com 3.800 cilindradas e possuía o inédito sistema de freios com regulagem automática de lonas e sapatas.
Versão Opala SS
O modelo esportivo da Chevrolet ganhou em 1973 uma versão SS cupê com diversos diferenciais, entre os quais estavam:
- Freio a disco com hidrovácuo
- Suspensão com regulagem rígida
- Bancos individuais
- Câmbio no túnel central para trocas rápidas
A motorização de 6 cilindros aumentou para 4.100 cilindradas, 142 cv de potência e torque de 29 mkgf, permitindo que o veículo atingisse de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e com velocidade máxima de 175 km/h.
Evolução final do cupê GM
Em 1976, a evolução do Opala foi mais estética, com todas as versões equipadas com o mesmo motor, incluindo o novo sistema de carburação dupla, e se diferenciando pelo acabamento esportivo.
Foi a época de ouro do modelo nacional que se tornou o mais rápido do país a partir de 1980 e ficou consagrado com um dos principais esportivos até o nascimento do seu rival em 1988.
Modelos esportivos da Volkswagen
Na época do Opala a Volkswagen estava ocupada em manter a fama do clássico Fusca e do lançamento de sucesso do Gol.
Mas a apetência do público pelos esportivos fez a montadora alemã lançar seus próprios modelos durante a década de 80:
- 1986 – Gol GT
- 1987 – Gol GTS
- 1988 – Gol GTi
Versão Gol GTi
A versão do Gol GTi é a que ficou consagrada no cenário nacional com motor 2.0, de 120 cv de potência e torque de 18,3 mkgf, alcançando de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e com velocidade máxima de 174 km/h.
Entre as novidades, estava o sistema nacional de injeção eletrônica e os freios com tambor na traseira e discos ventilados na dianteira.
Superioridade do compacto esportivo da Volkswagen
O Gol GTi tinha diversas vantagens sobre o Opala SS, mesmo porque possuía uma configuração mais moderna e avançada.
O compacto esportivo da Volkswagen era menor e mais leve com dimensões de 3.849 m de comprimento, 1.355 m de altura, 1.601 m de largura, 2.358 m de distância entre eixos e peso total de 997 kg.
Já o seu rival tinha dimensões de 4.671 m de comprimento, 1.359 m de altura, 1.758 m de largura, 2.667 m de distância entre eixos e peso total de 1.146 kg.
O resultado da diferença se notava nas pistas, comparando o consumo de combustível entre os dois modelos:
- Opala SS – 6,25 km/l no urbano e 8,4 km/l na estrada
- Gol GTi – 8,5 km/l no urbano e 13,3 km/l na estrada
Vantagens do Opala SS
Por outro lado, o cupê da GM tinha superioridade no conforto de direção, no ruído reduzido da vibração do motor e na capacidade ampla do porta-malas com 430 litros.
O Gol GTi, por sua vez, além de muito barulhento não possuía o indicador de pressão de óleo no painel de instrumento e tinha um bagageiro pequeno e com estepe.
Seja como for, os dois esportivos são cultuados por colecionadores e estão divididos no coração dos consumidores brasileiros.