Check up de férias em 10 pontos

Viajar com a família ou amigos é uma das melhores formas de aproveitar as férias mas deixar de prestar atenção a alguns detalhes pode tornar a sua viagem uma enorme dor de cabeça.

Carros
1 ano atrás
Check up de férias em 10 pontos

É muito comum vermos carros parados no acostamento, com o capô aberto, o motorista ligando para pedir ajuda e a família do lado de fora frustrada com o fim antecipado das férias.

Por isso é importante revisar o carro antes de partir para a estrada e com passos simples prevenir contratempos e até acidentes.

Se o seu carro está dentro do período de garantia, é importante estar em dia com as revisões programadas, pois além das trocas de óleo previstas, o carro é analisado por profissionais especializados.

Algumas concessionárias e oficinas mecânicas oferecem o serviço de revisão de férias que podem ser feitas mesmo em carros que já passaram da garantia. É importante agendar e se programar para essa revisão, além de garantir o melhor orçamento, é preciso estar atento à descrição do serviço a ser realizado e a garantia oferecida pelo prestador de serviço. Por isso, separamos 10 pontos a serem checados antes de viajar:

1 – Documentação

É preciso verificar se os documentos estão em dia. Isso evita multas, apreensões e garante uma viagem tranquila. Cheque sempre o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), Certidão de Pagamento do IPVA e a validade da sua CNH.

2 – Conforto e Segurança

Um dos maiores confortos de um carro é o ar condicionado e não é nada bom fechar os vidros ao pegar a estrada e descobrir que o equipamento está quebrado, por isso vale a pena checar.

Macaco, chave de roda, triângulo e estepe são itens que quase ninguém lembra de verificar antes de viajar mas são essenciais caso seja necessário trocar pneu ou sinalizar que o carro quebrou.

3 – Pneus

Checar a situação dos pneus é importante para evitar acidentes, ainda mais em situação de chuva. Caso os pneus estejam “carecas” ou com bolhas, é necessário substituí-los já que é considerado infração grave (5 pontos na CNH) e gera multa de R$ 195,23. Além disso, é preciso calibrar os pneus (inclusive o estepe) em bom estado de acordo com as instruções que constam no manual de cada carro. Em alguns modelos, é possível encontrar essas informações na coluna da porta ou tampa de combustível.

4 – Arrefecimento

Todo mundo conhece alguém que ficou parado no acostamento porque o “motor ferveu”, “vazou água do radiador ou “fundiu o motor” por não dar atenção ao sistema de arrefecimento. Isso porque esse componente é responsável por dissipar o calor gerado pelo motor. Geralmente, defeitos nesse sistema são causados pela falta de aditivo no líquido de arrefecimento ou vazamento do líquido devido ao ressecamento das mangueiras desse sistema. Vale lembrar que muitos acidentes acontecem porque quando o motorista detecta um problema, para o carro, abre o capô e tenta mexer nesse sistema, que pode espirrar água fervente, gerando queimaduras graves.

5 – Freios

Deve-se verificar todos os componentes do sistema de frenagem, com especial atenção às pastilhas e discos. Detectar precocemente problemas no freio gera soluções mais rápidas e baratas, já que é mais fácil e barato trocar uma pastilha desgastada antes de comprometer o disco.

6 – Suspensão

A conservação dos componentes de suspensão não proporciona somente conforto aos passageiros, já que que defeitos nesse sistema podem causar além de barulhos, desconforto em lombadas e pancadas secas, alterações na dirigibilidade, desgaste nos pneus, maior distância de frenagem. Então já sabe, conservar esse sistema garante que você não tenha dores de cabeça no futuro.

7 – Sistema elétrico

2 questões cruciais: bateria e iluminação. A checagem da bateria evita panes elétricas. É importante ver se as luzes de placa, ré e freio estão funcionando, além do alinhamento dos faróis dianteiros. Além de evitar multas e acidentes, a substituição de lâmpadas é uma das soluções mais baratas de um carro.

8 – Alinhamento e balanceamento

Não espere o volante trepidar ou o carro começar a “puxar” para um dos lados. É preciso conferir sempre o alinhamento e balanceamento do carro, ainda mais se o carro anda muito por estradas de terra ou se você acertou um buraco ou até mesmo a calçada. Estar sempre atento a esse quesito mantém também a integridade dos pneus, evitando a formação de calombos.

9 – Fluidos

Poucas pessoas se lembram deles mas é importante observar os fluidos de freio, embreagem e direção hidráulica, além de óleo de motor e transmissão. Além dos níveis desses componentes é ideal procurar por vazamentos. Além disso, carros flex contam com reservatório de partida a frio, vale a pena dar uma olhada.

10 – Vidros

Além da limpeza, observar esguicho do limpador, reservatório e detergente, estado das palhetas dos limpadores de para-brisa e desembaçador de vidros.

Depois de saber da importância da manutenção preventiva e quais itens devem ser observados, basta se programar, agendar seu horário e aproveitar as férias com segurança e sem dores de cabeça. Relaxe e boa viagem!

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?