Aplicativo grátis permite consultar veículo pela placa

Quantas vezes passando pela rua não deu curiosidade de saber sobre a regularidade de um veículo… Pois existe um aplicativo gratuito que permite fazer a consulta apenas com o número da placa. Esse aplicativo é especialmente útil na hora de comprar um carro, pois antes de começar as negociações já será possível saber informações importantes do veículo.

Carros
5 meses atrás
Aplicativo grátis permite consultar veículo pela placa

Como baixar o Sinesp Cidadão

O aplicativo que permite consultar a situação de um veículo (carro e moto) é o Sinesp Cidadão, que está vinculado à base de dados do Detran. Esse aplicativo funciona em qualquer smartphone e para baixar basta entrar na loja virtual de aplicativos correspondente (Google Play para Androids e Apple Store para iPhones) e digitar “Sinesp Cidadão” no campo de busca.

Como funciona o aplicativo

O funcionamento do aplicativo não poderia ser mais simples. Basta clicar sobre o ícone do carro sob o qual está escrito “Veículos” na tela inicial e em seguida digitar a placa do veículo que deseja fazer a consulta. Simples assim!

Informações são fornecidas

A primeira informação oferecida pelo aplicativo é se o veículo está em situação legal ou não. Logo abaixo aparecerá a marca, o modelo e a versão do veículo pesquisado, bem como o ano modelo/fabricação, a cor e a cidade de origem. Não há informação sobre débitos e multas do veículo, então cuidado.

Utilidades do aplicativo

A maior utilidade do aplicativo é para consultar a situação de um veículo que se deseja adquirir, mas que por algum motivo não possa aceder aos documentos do veículo, por exemplo ao ver na rua um carro com anúncio “vende-se”, mas que o proprietário não está junto ao veículo. O aplicativo oferece uma consulta rápida para essas circunstâncias.

Outra eventual necessidade é quando se nota um veículo suspeito no trânsito. Consultando pela placa, caso o veículo seja roubado por exemplo, será possível saber o seu status, e se for o caso informar a autoridade competente.

Outros recursos do aplicativo

O aplicativo ainda conta com dois outros recursos que poderão ser úteis, por isso os mencionamos de passagem aqui: Consulta Mandado de Prisão e Consulta Desaparecidos.

A consulta a Mandado de Prisão permite que o cidadão consulte todos os mandados de prisão que aguardam cumprimento e que estão em vigor no momento. Essa pesquisa é realizada na base de dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ.

A consulta a Desaparecidos funciona da mesma maneira, mas sua base de dados de consulta é da INFOSEG (rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil) e que contém as informações dos registros de desaparecimentos feitos pelas Polícias Civis dos Estados.

Não é excessivo ressaltar que no caso de algum cidadão obter informação relevante em alguma dessas consultas, nunca em nenhuma hipótese tomar atitude por conta própria, mas sim informar a autoridade competente, o que pode ser feito à Polícia através do 190.

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?