Agora sua CNH pode ser digital, e você nem precisa sair de casa para isso

Depender de transportar a CNH impressa para dirigir é sempre um perigo, você pode perder, pode esquecer, o documento se deteriora facilmente, um transtorno. Pois bem, a tecnologia veio para nos ajudar com isso também. Agora é possível ter a CNH Digital no celular gratuitamente e sem burocracia, nem mesmo sair de casa.

Novidades
1 ano atrás
Agora sua CNH pode ser digital, e você nem precisa sair de casa para isso

Qual a validade da versão digital em relação à versão impressa?

O que muita gente ainda tem dúvida é quanto à validade da CNH Digital. Alguns pensam que ela serve apenas para a consulta de informações por parte de seu dono. Não é assim, ela tem exatamente o mesmo valor da CNH Digital e já pode ser substituída, desde que a CNH impressa tenha o QR Code para validação da versão no celular.

Portanto, se uma autoridade policial parar seu veículo numa blitz, em todo território nacional, a CNH Digital poderá ser apresentada – desde que validada pelo QR Code e no aplicativo oficial que o Governo desenvolveu para isso, o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), sob o nome de “Carteira Digital de Trânsito”.

Como tirar a CNH digital?

Para poder ter a sua CNH Digital no celular é bem simples. O primeiro passo é baixar o aplicativo correspondente na loja virtual (Apple Store ou Google Play) utilizando o nome “CNH Digital” no campo de busca. Depois preencha as informações que o aplicativo solicitar.

Em determinado ponto do processo o aplicativo pedirá para escanear o QR Code constante no verso da CNH impressa. Caso a sua não tenha ainda (se a emissão for anterior a 2017), é possível solicitar uma segunda via no Detran, mediante pagamento de taxa.

Como e onde baixar o aplicativo da CNH Digital?

O que ficou dito acima é totalmente verdade, mas só existe um programa oficial para cadastrar a CNH Digital de modo que ela tenha validade diante das autoridades de trânsito. Esse aplicativo recebe o nome de “Carteira Digital de Transito” e seu desenvolvedor é SERPRO. Qualquer outro não terá validade alguma, isso é muito importante.

Para baixar esse programa no celular é muito simples. Aqueles que utilizam Android devem acessar a sua loja virtual, a Google Play, e colocar no campo de busca a expressão “CNH Digital”. Em seguida, devem verificar se o programa é o que mencionamos acima e o mesmo desenvolvedor.

O mesmo serve para os usuários de aparelhos da Apple que tem sistema iOS, mas sua loja virtual será a Apple Store. Uma vez identificado o aplicativo correto é só clicar em “Instalar”.

Passo a passo para cadastrar a CNH Digital no celular sem sair de casa e sem Certificado Digital

Vamos fazer o passo a passo de como cadastrar a CNH Digital com sucesso no celular. Tudo sem sair de casa e sem precisar do Certificado Digital, apenas utilizando a câmera do próprio celular para efetivar a validação.

  1. Baixar e instalar o aplicativo como explicado acima;
  2. Preencher o cadastro que será solicitado
  3. Efetuar a primeira validação através do link que será enviado ao e-mail informado
  4. Fazer login no aplicativo após a validação do usuário (CPF e senha)
  5. Adicionar o documento clicando no ícone “+” no canto superior direito
  6. Escolha como modo de validação do documento “Pelo Celular” e aponte a câmera do aparelho para o QR Code que se encontra na parte interna da sua CNH
  7. Em alguns casos o aplicativo pede o CEP onde a CNH está registrada, caso você não se lembre leia o tópico abaixo para ver como atualizar o seu endereço
  8. O aplicativo habilitará a câmera frontal para comprovar que o usuário é realmente o titular do documento que está sendo cadastrado, responda às indicações que forem solicitadas nesse momento
  9. Insira o número do celular no qual o aplicativo está instalado
  10. Por fim, crie uma senha da 4 dígitos que dará acesso às informações contidas no documento cadastrado.

Pronto, você terá sua CNH Digital cadastrada e validada para uso. Não será preciso de conexão com a internet para utilizar o documento digital, mas tome cuidado para não deixar a bateria do celular acabar, pois você estaria sem a posse do documento nesse caso.

É preciso ir presencialmente ao Detran para fazer a CNH Digital?

Quando a CNH Digital foi disponibilizada no país era preciso ainda uma complexa burocracia para conseguir o documento no celular, inclusive ir pessoalmente ao Detran numa das etapas. Por isso a acolhida dessa migração teve pouco alcance no Brasil.

Isso, porém, não é mais assim! Em dezembro de 2018 o Ministério das Cidades aprovou que os cidadãos pudessem ter sua CNH Digital sem toda essa burocracia. Porém, esse recurso só é possível se a CNH impressa tiver o QR Code, quem não tem ainda precisa solicitar a segunda via. Com isso, as pessoas começaram a dar mais crédito aos benefícios e hoje já são mais de 26 milhões de brasileiros que utilizam a versão digital.

Tudo pelo celular

Agora todo o processo acontece por meio do celular, dispensando o certificado digital ou a presença no posto do Detran. Ao abrir o aplicativo e escolher a opção “Pelo celular” será preciso enquadrar o QR Code – um código de barras bidimensional – para ser escaneado, será gerado um código de ativação que será enviado para o e-mail cadastrado previamente.

Além desse código o aplicativo fará uma identificação biométrica facial (espécie de reconhecimento através da câmera do celular) para ter uma “prova de vida” de quem está solicitando o documento em sua versão digital, de modo a evitar fraudes. Por fim será preciso cadastrar e validar um número de celular e escolher uma senha de 4 dígitos que será solicitada cada vez que o aplicativo for aberto.

Mudança na validação agora usa câmera do celular

Logo que o programa da CNH Digital foi lançado a validação era bem mais complicada do que atualmente, tinha muito mais burocracia envolvida e por causa disso muita gente deixou de se beneficiar dele.

Vendo isso, os desenvolvedores mudaram o sistema de validação para deixá-lo mais prático e tecnológico. Agora, todo processo de validação acontece sem você precisar sair de casa, basta olhar pra câmera frontal do seu dispositivo móvel e responder às indicações que o programa fará. Simples, rápido e prático.

Como mudar o endereço da minha CNH?

Como mencionamos acima, uma das informações que o aplicativo poderá solicitar é do CEP onde a sua CNH está registrada. Muitas vezes, como foi o meu caso, a CNH tem vários anos, já nos mudamos de residência e não lembramos onde ela foi registrada. O que fazer?

Outra vantagem que o DETRAM oferece é a possibilidade de alterar o endereço de registro da CNH através do seu portal, sem precisar se dirigir a um de seus postos. Para isso, o condutor titular do documento deve fazer um cadastro no site do DETRAM a fim de ter acesso aos serviços.

Depois, basta procurar pela sessão “CNH – Habilitação” ou algo parecido com isso (pode variar de um estado pro outro). Dentro dessa sessão tem uma área dedicada à atualização de endereço, com o ícone de uma casa e uma descrição parecida com essa: Seu endereço: consulta, atualização e transferência.

Selecione a primeira opção “Mudou no mesmo município? Atualize seu endereço” e insira os dados de sua nova residência. A atualização é instantânea, sendo possível já indicar no aplicativo da CNH Digital o CEP atualizado.

Agora também é possível cadastrar CRLV Digital no aplicativo

Além de cadastrar a CNH Digital o aplicativo agora também permite fazer o mesmo com o CRLV, outro documento de porte obrigatório, de modo que o condutor não precisará mais portar o original impresso ao conduzir o veículo. Ele tem a mesma validade da CNH Digital, portanto, completa e aceita em todo território nacional.

Quais são os serviços oferecidos pelo aplicativo?

Além de dar aos documentos validade como se fossem os originais impressos, o aplicativo também oferece mais alguns serviços que podem ajudar bastante no dia-a-dia. Esses serviços são:

  • Visualização de infrações do condutor e do veículo
  • Consultar histórico da CNH Digital
  • Consultar dados do veículo por meio do CRLV Digital

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?