Agora sua CNH pode ser digital, e você nem precisa sair de casa para isso

Depender de transportar a CNH impressa para dirigir é sempre um perigo, você pode perder, pode esquecer, o documento se deteriora facilmente, um transtorno. Pois bem, a tecnologia veio para nos ajudar com isso também. Agora é possível ter a CNH Digital no celular gratuitamente e sem burocracia, nem mesmo sair de casa.

Novidades
3 meses atrás
Agora sua CNH pode ser digital, e você nem precisa sair de casa para isso

Qual a validade da versão digital em relação à versão impressa?

O que muita gente ainda tem dúvida é quanto à validade da CNH Digital. Alguns pensam que ela serve apenas para a consulta de informações por parte de seu dono. Não é assim, ela tem exatamente o mesmo valor da CNH Digital e já pode ser substituída, desde que a CNH impressa tenha o QR Code para validação da versão no celular.

Portanto, se uma autoridade policial parar seu veículo numa blitz, em todo território nacional, a CNH Digital poderá ser apresentada – desde que validada pelo QR Code e no aplicativo oficial que o Governo desenvolveu para isso, o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), sob o nome de “Carteira Digital de Trânsito”.

Como tirar a CNH digital?

Para poder ter a sua CNH Digital no celular é bem simples. O primeiro passo é baixar o aplicativo correspondente na loja virtual (Apple Store ou Google Play) utilizando o nome “CNH Digital” no campo de busca. Depois preencha as informações que o aplicativo solicitar.

Em determinado ponto do processo o aplicativo pedirá para escanear o QR Code constante no verso da CNH impressa. Caso a sua não tenha ainda (se a emissão for anterior a 2017), é possível solicitar uma segunda via no Detran, mediante pagamento de taxa.

É preciso ir presencialmente ao Detran para fazer a CNH Digital?

Quando a CNH Digital foi disponibilizada no país era preciso ainda uma complexa burocracia para conseguir o documento no celular, inclusive ir pessoalmente ao Detran numa das etapas. Por isso a acolhida dessa migração teve pouco alcance no Brasil.

Isso, porém, não é mais assim! Em dezembro de 2018 o Ministério das Cidades aprovou que os cidadãos pudessem ter sua CNH Digital sem toda essa burocracia. Porém, esse recurso só é possível se a CNH impressa tiver o QR Code, quem não tem ainda precisa solicitar a segunda via. Com isso, as pessoas começaram a dar mais crédito aos benefícios e hoje já são mais de 26 milhões de brasileiros que utilizam a versão digital.

Tudo pelo celular

Agora todo o processo acontece por meio do celular, dispensando o certificado digital ou a presença no posto do Detran. Ao abrir o aplicativo e escolher a opção “Pelo celular” será preciso enquadrar o QR Code – um código de barras bidimensional – para ser escaneado, será gerado um código de ativação que será enviado para o e-mail cadastrado previamente.

Além desse código o aplicativo fará uma identificação biométrica facial (espécie de reconhecimento através da câmera do celular) para ter uma “prova de vida” de quem está solicitando o documento em sua versão digital, de modo a evitar fraudes. Por fim será preciso cadastrar e validar um número de celular e escolher uma senha de 4 dígitos que será solicitada cada vez que o aplicativo for aberto.

CRLV Digital

O mesmo aplicativo que permite ter a CNH Digital agora também possibilita ter o documento do veículo, o CRLV, de forma digital e com a mesma validade da versão impressa. Porém, para este documento não foi liberada a substituição em todos os estados do Brasil, processo que será feito até junho de 2019 segundo estimativas oficiais.

Atualmente, segundo matéria publicada dia 23 de janeiro de 2019 no site www.serpro.gov.br/noticias, os seguintes estados já permitem o uso:

• Amapá
• Ceará
• Distrito Federal
• Goiás
• Maranhão
• Mato Grosso do Sul
• Pernambuco
• Roraima
• Sergipe

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?