A quarta geração do Audi A3 Sportback já chegou na Europa
O Audi A3Sportback já teve o lançamento de sua quarta geração na Europa – sem apresentação em nenhum Salão de Automóveis – e deve chegar ao Brasil como importado a partir de 2021 com o motor 1.4 TFSI flex.

Lançamento por plataforma digital
A quarta geração do Audi A3 Sportback teve seu lançamento online, devido à pandemia do coronavírus ter impedido a apresentação no Salão de Genebra.
A linha completa da família deve chegar apenas em 2022 resgatando inclusive a variante de 3 portas esquecidas atualmente.
Preços
Por ora, o novo Audi A3 Sportback está disponível a venda apenas na Europa e com valores que iniciam em 28 mil euros e chegam até 43 mil euros.
Para o Brasil a previsão de lançamento é a partir de 2021 com a novidade de chegar com o motor 1.4 TFSI flex.
Os preços devem começar por volta dos R$ 180 mil para ficarem compatíveis com o concorrente BMW Série 1.
Design
O design do Audi A3 Sportback parece à primeira vista o mesmo da geração anterior, mantendo a fórmula de sucesso global do hatch premium.
Mas em realidade a carroceria ficou com um visual ligeiramente mais angulado e com uma grade dianteira enorme acompanhada de novo formato de faróis de LED.
As laterais ganharam arestas mais destacadas e a traseira ficou mais contemporânea adotando o novo estilo dos lançamentos da Audi.
Dimensões
As dimensões da quarta geração do Audi A3 com a plataforma MQB-Evo ficaram um pouco maiores com 3 cm a mais no comprimento e 3,5 cm na largura, favorecendo sobretudo a largura interior.
Os bancos foram rebaixados causando a impressão de que altura aumentou e o porta-malas continua com limite máximo de 1.200 litros de volume.
Motorização
Embora não sabemos ao certo quais versões chegarão ao Brasil, na Europa o A3 Sportback vai estar equipado com as mesmas opções de motores do novo Golf:
- 1.5 TFSI de 150 cv
- 2.0 TDi de 116 cv
- 2.0 TDi de 150 cv
- TFSI de 110 cv
- Milid hybrir de 48 V e 1.5 TFSI
A vantagem da versão híbrida é que o veículo consegue rodar com o motor desligado até 40 segundos para economizar até 1 litro por 200 km. Já nas acelerações é gerado até 9kW e nas travagens leves até 12 kW.
Entre as opções de câmbio, haverá o sistema manual de 6 marchas e o automático de 7 velocidades com dupla embreagem DSG.
Outras novidades que devem chegar são variantes com tração dianteira, quatro rodas motrizes, híbrido a gás natural e com carregamento externo com dois índices de potência.
Novas tecnologias
O interior está todo projetado ao motorista com melhor ergonomia e tecnologias de ponta nos ecrãs digitais, no console central e na instrumentação, tudo com materiais de alta qualidade.
Tirando os controles de tração e estabilidade e os comandos de climatização e do painel de instrumento no volante, todos os outros recursos são digitais com duas telas de 10,25 polegadas e 10,1 polegadas na central.
Na central multimídia MIB3, incomparavelmente superior ao do modelo anterior, a palavra de ordem é conectividade com comando de voz inteligente, reconhecimento de escrita, navegação em tempo real e muito mais.
Recursos de segurança
O conjunto de equipamentos de segurança do A3 Sportback está mais completo com auxiliar de cruzeiro adaptável, aviso de saída de faixa, assistência em desvios e o Audi pre-sense frontal.
Também para facilitar o foco do motorista na condução o sistema head-up display projeta no para-brisa as principais informações.
Lista de opcionais
Para deixar o novo Audi A3 mais completo o modelo conta com diversos opcionais, entre os quais estão:
- Climatização automática de 3 zonas
- Estofamento em couro
- Faróis Matriciais
- Painel digiatal com gráficos customizados
- Pinturas brilhantes, peroladas e metálicas
- Sistema Bang & Audio Olufsen