A linha de SUVs Audi com tração Quattro ganhou versão Q8

O SUV Q8 é o novo integrante da família Audi baseado na plataforma de Lamborghini e esportividade de Porsche, além de ser equipado para conseguir enfrentar as aventuras do off-road.

Carros
3 semanas atrás
A linha de SUVs Audi com tração Quattro ganhou versão Q8

Lançamento do Audi Q8

A linha Q da Audi surgiu em 2005 para atender o mercado de SUVs com o diferencial da tração integral Quattro e daí a origem da inicial da sigla.

O SUV Q8 é o mais recente lançamento da linha com fabricação na Eslováquia e combina a plataforma de Lamborghini com o motor de Porsche em duas versões disponíveis:

  • Performance: R$ 471.990
  • Performance Black: R$ 503.990

Ao todo é possível personalizar o veículo entre dez opções de cores: Branco Carraca, Preto Profundo, Azul Navarra, Azul Galáxia, Branco Geleira, Laranja Dragão, Marrom Argus, Prata Florete, Preto Orca e Cinza Daytona.

Design

O design do Q8 tem a linguagem progressiva da Audi com traços e superfícies robustas que se apresentam com muita sofisticação.

A parte frontal se destaca pela a grade exclusiva de formato octogonal e por cima o teto solar elétrico com visão panorâmica rouba as atenções.

Por detrás as lanternas estão ligadas por uma mesma faixa de luz com efeito tridimensional.

Motorização

O Audi Q8 está equipado com o motor turbo 3.0 V6 de 340 cv de potência entre 5.000 e 6.400 rpm, torque de 51 kgfm entre 1.370 e 4.500 rpm e câmbio automático de 8 velocidades.

O propulsor esportivo que consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos também tem um consumo médio razoável de 9 km/l graças ao apoio do motor elétrico de 48 volts, sendo que na cidade faz 6,9 km/l e na estrada 11,1 km/l.

Dimensões

Com 2.340 kg de peso o SUV esportivo baseado na plataforma MLB-Evo tem 4,98 m de comprimento, 2,00 m de largura, 1,70 m de altura e 2,99 m de entre eixos.

Além de espaço de sobra para até pessoas o veículo tem bagageiro com capacidade de 605 litros e com o rebatimento dos bancos chega até 1.755 litros.

Recursos avançados

Com visual interior moderno e digital o Q8 traz a tela central de 10,1 polegadas e o painel de instrumentos de 12,3 polegadas.

Entre os sete modos de condução que podem ser facilmente regulados está o perfil off-road que consegue elevar a suspensão em até 25 cm do solo.

Ar condicionado automático e independente

O sistema de ar-condicionado com quatro zonas e saídas nas colunas é digital com regulagem por uma tela sensível ao toque.

Na frente o ajuste do ar é feito por uma tela de 8,6 polegadas que controla também outras funções do veículo.

Os passageiros de trás podem regular o ar independente e ainda têm logo abaixo do painel duas entradas USB e uma tomada de 12 volts.

Q8 Performance

Para conquistar o público o Q8 a partir da primeira versão traz uma lista atrativa de equipamentos de série com rodas de liga leve 21 polegadas, bancos dianteiros Comfort Plus, volante multifuncional em couro com shift-paddles, entre outros destaques.

Por outro lado, nenhuma das versões e nem como opcional estão presentes tecnologias como conexão Wi-Fi e carregamento de celular por indução.

Q8 Performance Black

A versão topo de linha Performance Black se diferencia por trazer de série os seguintes equipamentos:

  • Acabamento das soleiras em alumínio
  • Capa do espelho retrovisor externo
  • Pinças de freio em vermelho
  • Sistema de Som 3D Bang & Olufsen
  • Tecido do teto na cor preta

Lista de opcionais

A lista de opcionais completa do Audi Q8 pelo valor de 89.000 custa mais que o Jeep Renegade:

  • Faróis full LED Matrix HD
  • Rodas de 22 polegadas
  • Suspensão a ar adaptativa
  • Pacote Audi side assist

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?