8 dicas para usar o Waze e aproveitar sua viagem

Quando vamos viajar, mal contamos os minutos para chegar no destino, seja férias, compromissos e se for uma festa então, o que não queremos é atrasar ou ficarmos perdidos no caminho. O Waze é um aplicativo essencial não só para o trânsito das grandes cidades, mas também para viajar tranquilamente. Aqui estão 8 dicas que vão te ajudar a chegar sem problemas no destino desejado.

Carros
1 ano atrás
8 dicas para usar o Waze e aproveitar sua viagem

Baixar Waze GPS Grátis

O Waze é um aplicativo gratuito disponível para os mais populares sistemas do mercado, incluindo os celulares que utilizam os sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple.

1- Qual é a melhor hora para sair?

O Waze é excelente para feriados prolongados ou quando se tem pressa, pois dá para ver qual é o melhor horário para sair, passar menos tempo dirigindo e se programar para ter uma viagem tranquila. Basta inserir o endereço desejado e quando aparecer um resumo da suas viagem, aparecerá a opção de “Encontrar a melhor hora para sair”. Clicando nessa ferramenta você poderá calcular o tempo de percurso com várias possibilidades de horário de saída.

2- Estamos a caminho!

Combinou com alguém ou quer avisar que já está a caminho? É possível compartilhar sua rota e horário estimado de chegada (HEC) pelo aplicativo GPS.

Se você estiver adicionando o endereço do destino, logo após abrirá um resumo da sua viagem. Na parte inferior da tela aparecerá um ícone verde “Enviar”. Clicando nele é possível enviar para qualquer pessoa da sua lista de contatos. Mas se você quiser enviar por e-mail, WhatsApp ou SMS é só clicar em “Mais”.

Se você já iniciou a viagem, é só clicar na barra HEC que fica na parte inferior da tela e selecionar “Enviar”, novamente, se quiser mandar por WhatsaApp, e-mail ou SMS é só selecionar “Mais” e escolher o modo de envio.

3- Adicionando uma parada

Se a viagem for longa é sempre bom parar para descansar um pouco, ou se estiver com crianças elas pedirão para usar o banheiro ou fazer um lanchinho. Para adicionar uma parada, basta você acessar a barra HEC, e selecionar a opção “Adicionar parada”. Nela, é possível escolher um posto de combustível para abastecer, um estacionamento ou procurar um restaurante, farmácia, hospedagem e qualquer outra coisa que você precisar durante o percurso.

4- Opções de rota

Deseja evitar uma estrada de terra ou um pedágio? Sabe que no meio do caminho tem uma cachoeira linda e quer passar por ela? É só usar esta função. Para isso, acesse a barra HEC, selecione o ícone azul “Rotas”, após isso, serão calculadas rotas alternativas para o seu percurso. Em seguida é possível clicar em “Configurações” e selecionar as opções “Evitar pedágios”, “Evitar vias expressas” e permitir ou não vias não pavimentadas.

5- Rodízio Veicular e Velocímetro

Se você nunca se lembra do dia da sua placa no rodízio é só adicioná-la no Waze que ele te avisará quando não for permitida a circulação do seu carro.
É muito simples: basta ir em Menu > Configurações > Navegação > Rodízio Veicular, e adicionar os 2 últimos dígitos da sua placa.

Outra ferramenta super útil, ainda mais em locais desconhecidos, é o Velocímetro presente no canto inferior esquerdo do mapa que auxilia a monitorar sua velocidade e ainda avisa quando você está acima da velocidade permitida na via.

6- Sempre atento a estrada

O importante é sempre manter a atenção na estrada para evitar acidentes. Se você quer saber a próxima conversão ou entrada é possível adicionar comandos de voz ao Waze, assim você não precisa ficar checando o mapa a todo momento. Para isso, basta acessar Menu > Configurações > Som e Voz > Comandos de Voz e escolher o modo de ativação. Dá pra escolher ativar os comandos de voz através de toques ou até mesmo acenar para a tela do celular.

7- Lembre-se!

Está viajando com as crianças, animais ou precisa entregar um objeto importante no seu destino? Simples, ative o “Lembrete de Criança”. É só acessar Menu > Configurações > Geral > Lembrete de Criança. Feito isso, é só adicionar uma mensagem personalizada que o Waze te lembrará quando chegar ao destino.

8- Programe-se

Se você usa calendários como os do Facebook e do Google para manter a agenda em dia, é possível sincronizar com o Waze para saber quanto tempo levará para chegar até o seu compromisso ou agendar um “Percurso Planejado”. É muito simples e torna a vida muito mais organizada.
Para sincronizar o Facebook é só ir em Menu > Configurações > Redes Sociais > Facebook > Conectar ao Facebook.

Para sincronizar à sua agenda basta acessar o Menu > Configurações > Percursos Planejados > Conectar à agenda.

Com essas dicas é só pegar a estrada aproveitar a sua viagem ao máximo!

Velocidade.blog.br

O Velocidade.Blog.Br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?